Música nova dos Beatles foi feita com IA e será lançada este ano

Por: Isabelle Stringari Ribeiro

14/06/2023 - 09:06 - Atualizada em: 14/06/2023 - 09:15

Paul McCartney, ex-integrante dos Beatles, revelou durante uma entrevista ao programa “Today”, da BBC Radio 4, que uma canção inédita dos Beatles, gravada com o auxílio da Inteligência Artificial (IA), será lançada ainda neste ano. Segundo McCartney, essa será considerada a “música final dos Beatles”.

O renomado músico explicou que a tecnologia foi utilizada para “extrair” a voz de John Lennon de uma antiga gravação demo, permitindo assim que ele pudesse concluir a canção.

“Acabamos de terminar e será lançada este ano”, revelou o cantor, que completará 81 anos nos próximos dias.

Foto: Paul McCartney, Ringo Starr, George Harrison and John Lennon. / Bettmann Archive

O cantor recebeu uma gravação de Yoko Ono, a viúva de Lennon. A faixa em questão fazia parte de uma fita cassete intitulada “For Paul”, que continha um conjunto de canções. Essas gravações foram realizadas pouco antes do falecimento de Lennon, em 1980, e foram feitas em um piano no apartamento dele.

Mesmo que o título da faixa não tenha sido divulgado, há indícios de que possa ser a composição de Lennon de 1978 intitulada “Now And Then”. Essa suposição é baseada no fato de que, em 1995, essa mesma composição já havia sido considerada uma possível “música de reunião” dos Beatles, quando eles estavam trabalhando na série Anthology, que abrangia a trajetória da banda.

Notícias no celular

Whatsapp

Isabelle Stringari Ribeiro

Jornalista de entretenimento e cotidiano, formada pela Universidade Regional de Blumenau (FURB).