Muros das escolas municipais começam a ser aumentados em Joinville

Foto: Prefeitura de Joinville

Por: OCP News Joinville

19/04/2023 - 17:04 - Atualizada em: 19/04/2023 - 17:31

Nesta quarta-feira (19), a Prefeitura de Joinville iniciou as obras para aumentar a altura dos muros de escolas e Centros de Educação Infantil (CEIs) municipais.

As primeiras escolas a receberem as obras são a EM Prefeito Luiz Gomes, no bairro Paranaguamirim, e a EM Professora Valesca May Engelmann, no bairro Vila Nova.

Cada unidade onde está prevista a realização de obra terá a estrutura reforçada com concreto ou gradil, de acordo com a necessidade e avaliação técnica.

 

 

A altura média do cercamento será de aproximadamente 2,20 metros. As regras arquitetônicas e outras especificidades serão respeitadas.

Entre elas, está a necessidade do muro frontal ter 80% de permeabilidade visual, permitindo a interação visual entre o interior e o exterior da unidade, regra prevista no Código de Posturas do Município.

“Estamos agindo para reforçar estratégias e dispositivos que já atuam na segurança dos nossos alunos, como a presença de vigilantes em todas as nossas unidades, videomonitoramento, botões do pânico, sensores de presença e protocolo de portões fechados”, reforça o secretário de Educação, Diego Calegari.

 

Todas as unidades foram avaliadas

Para identificar as unidades que precisam de reforço na altura das cercas, a Secretaria de Educação realizou um levantamento em todas 180 unidades, entre escolas, CEIs e prédios administrativos.

As informações foram analisadas em parceria com a Secretaria de Proteção Civil e Segurança Pública (Seprot) para definição da ordem de prioridade dos trabalhos.

Ao longo dos próximos meses, 72 unidades devem receber obras. Elas foram escolhidas a partir de critérios técnicos, entre eles, ter muro abaixo de 1,5 metro.

A duração das obras em cada unidade e a data de início dos trabalhos em cada Escola ou CEI varia de acordo com as necessidades. Enquanto em alguns locais é apenas um dos muros que necessita de reforço, em outras unidades a benfeitoria vai exigir investimento maior

O reforço na segurança do cercamento está previsto no Plano Municipal de Segurança nas Escolas, apresentado pela Prefeitura de Joinville no dia 11 deste mês. A medida faz parte de um planejamento de médio a longo prazo, assim como outras ações previstas no Plano.

Há diversas iniciativas que já estão em funcionamento, como o protocolo de portão fechado, a presença de vigilantes, 3.936 câmeras de monitoramento e botão de pânico em todas as unidades.

Além disso, outra iniciativa é o fortalecimento e qualificação da atuação da Guarda Municipal junto às unidades das Redes Municipal, Estadual e Particular de Ensino de Joinville, por meio de um Grupamento Escolar.