A implantação do programa Muralha Digital avança em Guaramirim, com aproximadamente 70% dos postes já instalados nos pontos definidos para receber as câmeras de monitoramento. A iniciativa busca ampliar o acompanhamento dos principais acessos e vias do município, oferecendo mais informações para apoiar o trabalho das forças de segurança e dos órgãos de trânsito.
Nesta primeira etapa, os trabalhos estão concentrados na instalação dos postes. Na sequência, serão implantadas as redes de internet e energia elétrica necessárias para a conexão dos equipamentos. Somente após a conclusão dessa infraestrutura será possível instalar as câmeras e colocar o sistema em funcionamento.
O programa prevê o uso de tecnologias de videomonitoramento e inteligência artificial, incluindo a leitura de placas de veículos. As informações poderão auxiliar na identificação de situações suspeitas, no acompanhamento de ocorrências e nas ações de segurança pública.
As câmeras da Muralha Digital não são radares de velocidade. Os equipamentos serão utilizados para monitoramento e coleta de informações que auxiliem o trabalho dos órgãos de segurança e de trânsito.
Ao todo, o programa reúne mais de R$ 700 mil em investimentos, entre recursos municipais e emendas parlamentares. Além das câmeras, o valor contempla a ampliação da sede da Polícia Militar de Guaramirim e investimentos na estrutura de monitoramento utilizada pela corporação.
Sede da Polícia Militar também recebe melhorias
A ampliação da sede da Polícia Militar já está em andamento e prevê novos espaços de atendimento à população, banheiros, sala de trabalho e melhorias na fachada. A ampliação permitirá reorganizar a estrutura interna da unidade e disponibilizar mais espaço no local onde atualmente funciona o monitoramento das câmeras já existentes. Com isso, esse ambiente também poderá receber o acompanhamento das imagens da Muralha Digital.
A estrutura de monitoramento contará ainda com investimento de aproximadamente R$ 50 mil para aquisição de televisores, computadores e outros equipamentos. Dessa forma, os policiais poderão acompanhar, no mesmo ambiente, tanto o sistema já utilizado atualmente quanto as imagens geradas pelas novas câmeras da Muralha Digital, ampliando as informações disponíveis para o atendimento de ocorrências e demais ações de segurança.
Para o secretário municipal de Planejamento, Urbanismo e Mobilidade, Normando Zitta Júnior, a implantação das câmeras e as melhorias na estrutura da Polícia Militar são etapas complementares do programa. “Estamos implantando um programa completo, que envolve a infraestrutura de monitoramento nas ruas, a ampliação da sede da Polícia Militar e melhorias na estrutura utilizada para o acompanhamento das imagens. São investimentos que se complementam e que permitirão utilizar a tecnologia para ampliar a segurança, melhorar o monitoramento do trânsito e oferecer melhores condições de trabalho às nossas forças de segurança”, destaca.
O programa é desenvolvido pela Prefeitura de Guaramirim, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento, Urbanismo e Mobilidade e da Diretoria de Trânsito, em parceria com a Polícia Militar.