Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Mulheres que inspiram: conheça as histórias de força e determinação de duas jaraguaenses

Fotos: Arquivo pessoal

Por: Elisângela Pezzutti

08/03/2025 - 07:03 - Atualizada em: 11/03/2025 - 16:35

A data de 8 de março como o Dia Internacional das Mulheres foi oficializada pela Organização das Nações Unidas em 1975, com o objetivo de chamar atenção para questões como as desigualdades e discriminação de gênero em todo mundo. Em homenagem a este dia, o OCP conta as histórias de vida inspiradoras de duas jaraguaenses: Daniela, de 41 anos, e Bruna, de 35.

Muito trabalho e espírito empreendedor

Quando a jaraguaense Daniela Cristina Rosa Brites da Luz – mais conhecida como “Daniela Rosa Diarista”-, hoje com 41 anos, casada e mãe de três filhas já adultas, era uma adolescente de apenas 15 anos e precisou abandonar os estudos para trabalhar com limpeza e ajudar no sustento de sua humilde família, ela não imaginava que no futuro seria uma bem-sucedida empresária. Com muito esforço e espírito empreendedor, aos 26 anos Daniela fundou em Jaraguá do Sul uma empresa que presta serviços profissionais de limpeza e higienização, além de mentorias presenciais e online que capacitam homens e mulheres a otimizarem o seu tempo e a desenvolverem suas próprias técnicas de limpeza e organização, incluindo dicas comportamentais, inclusive para quem pretende empreender.

“Aprendi com minha mãe, Maria Bernardete Rosa, que o trabalho não tem hora nem lugar, e que não devemos temer as atividades que precisamos realizar. Esse ensinamento faz parte da nossa família”, conta Daniela, que como diarista desempenhava sua função da melhor forma possível, dando atenção aos mínimos detalhes. O conhecimento que adquiriu na prática lhe permitiu desenvolver um cronograma de atividades para ajudar profissionais de limpeza e donas de casa a organizarem as tarefas com eficiência, garantindo que todas as áreas de um ambiente sejam limpas com excelência.

De família humilde, Daniela abandonou os estudos na adolescência para trabalhar, mas depois de muita luta, tornou-se uma bem-sucedida empresária | Foto: Arquivo pessoal

“Nos cursos que promovo, também busco destacar pontos fundamentais, como a importância do posicionamento pessoal e da comunicação interpessoal. Transmito a mensagem de que ‘o sucesso profissional começa com um bom posicionamento pessoal’. É essencial que cada pessoa tenha clareza sobre quem é, quais são seus valores e como se apresenta ao mundo, pois isso impacta diretamente em sua carreira. Para crescer profissionalmente, é preciso desenvolver autoconfiança, disciplina e uma postura profissional alinhada com seus objetivos”, afirma. “Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina”, diz Daniela, citando uma frase da poetisa e contista brasileira Cora Coralina. “Essa citação resume a essência do nosso trabalho”, finaliza.

Movida pelo amor incondicional

Bruna Susane Martins, 35 anos, natural de Jaraguá do Sul, é um exemplo de resiliência, coragem e dedicação. Divorciada e mãe de Luan Felipe, de 14 anos, e Bernardo José, de 10, sua vida passou por uma grande mudança com o nascimento do caçula. Ele é portador de epilepsia de difícil controle, autismo e deficiência intelectual grave. Desde os seis meses de vida, precisa de cuidado e acompanhamento constantes. Tem dificuldade para falar, usa fraldas e necessita de auxílio para se alimentar e realizar outras atividades cotidianas. “A minha vida mudou significativamente com o nascimento do Bernardo. A rotina de cuidados com ele exige dedicação integral, mas não me conformo com as dificuldades que a sociedade impõe às famílias com crianças e pessoas com necessidades especiais”, revela.

Divorciada do pai de seus filhos há sete anos, Bruna tem o auxílio dele nos cuidados de Luan e Bernardo, por meio da guarda compartilhada. “Hoje posso dizer que conto com o apoio do pai deles nas questões relacionadas aos cuidados diários. Desde a separação, minha vida tem sido uma verdadeira corrida atrás do sustento para garantir a qualidade de vida dos meus filhos”, afirma.

Bruna com os filhos Luan, de 14 anos, e Bernardo, de 10, que necessita de atenção integral | Foto: Arquivo pessoal

Porém, sua trajetória não se limita às dificuldades. Bruna trabalha na área da saúde mental e recentemente assumiu um cargo de chefia na área, passando a ser responsável pelos três Centros de Atenção Psicossocial (Caps) da cidade. Além disso, também é cantora. Ela integra a Dupla Bruna & Letícia, única da região formada por mulheres, e é vocalista da Banda Diamante. “Mesmo com todas as dificuldades, sempre busquei cuidar da minha autoestima, sendo vaidosa e me dedicando ao que gosto. Acredito que, para poder cuidar bem dos meus filhos, preciso estar bem. E é isso que faço todos os dias. Não quero ser vista como vítima da situação, até porque meu filho não é um problema, ele é um anjo que me ensina todos os dias o amor mais puro e verdadeiro que uma mulher pode experimentar”, diz Bruna.

Durante a semana, Bernardo frequenta a Apae no período da manhã e à tarde participa de atividades escolares no Centro de Educação Infantil Pingo de Gente, em Guaramirim. Nos fins de semana em que Bruna tem compromisso com a música, ela conta com o apoio de familiares.

Em 2024, ela foi candidata a vereadora. “Foi uma experiência muito positiva. Tive a oportunidade de falar sobre as dificuldades que as famílias de portadores de necessidades especiais enfrentam e de alcançar muitas pessoas. Mesmo não tendo conquistado uma vaga, pude contribuir com o debate e dar mais visibilidade ao assunto”, afirma.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Elisângela Pezzutti

Graduada em Comunicação Social pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Atua na área jornalística há mais de 25 anos, com experiência em reportagem, assessoria de imprensa e edição de textos.