Mulher relata lesão sofrida após olhar diretamente para eclipse solar

Foto: @vecstock/Freepik

Por: Milena Natali

09/04/2024 - 14:04 - Atualizada em: 09/04/2024 - 15:02

Após o eclipse solar total desta segunda-feira (8), uma norte-americana relembrou o evento ocorrido em 2017, quando ela olhou diretamente para o eclipse sem óculos de proteção e perdeu parte da visão. No dia seguinte, ela acordou e afirmou não conseguir ver as coisas com clareza.

Em um vídeo publicado no Tik Tok, a estadunidense disse ter sofrido um dano irreversível na visão e conta como foi. “Eu não percebi na hora, nem lembrei de colocar o óculos, olhei para o sol uns 10 ou 15 segundos, não pensei que faria algum mal”.

Em seguida, após sentir os pontos cegos em seu olho direito, a mulher procurou um oftalmologista. Ao ser consultada, foi informada de que partes do tecido da retina teriam sido destruídos, e não havia regeneração ou cirurgia que a ajudasse.

 

Confira o relato:

@dailymail Don’t make the same mistake as this woman and be sure to grab your glasses before looking at the solar eclipse. 🕶️ 🎥 TMX #news #solareclipse #eclipse2024 #solareclipse2024 #eyeprotection ♬ Solas X Interstellar – Gabriel Albuquerqüe

 

Para observar um eclipse com segurança, o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), recomenda os seguintes cuidados:

  • 1. Não olhar diretamente para o Sol durante o eclipse;
  • 2. Usar óculos específicos para observação ou filtros de solda número 14 ou maior – aqueles que têm proteção contra raios UV e infravermelhos e podem ser comprados em lojas de materiais de construção ou de equipamentos de segurança do trabalho;
  • 3. Não olhe para o Sol com óculos escuros convencionais, usando telefones celulares ou câmeras fotográficas;
  • 4. Não use binóculos ou telescópios sem orientação especializada quanto ao tipo de filtro correto a ser apropriado.

Notícias no celular

Whatsapp