Motoristas podem usar aplicativo para desviar de ruas alagadas em Joinville

Foto: Pixabay

Por: Thomas Madrigano

08/10/2023 - 11:10 - Atualizada em: 08/10/2023 - 11:57

Durante um pronunciamento realizado na manhã deste domingo (8), o prefeito de Joinville, Adriano Silva, destacou que os motoristas podem utilizar o aplicativo Waze para ver quais ruas do município estão alagadas ou vão alagar.

Por meio das câmeras de monitoramento instaladas ao longo do município, as equipes da Defesa Civil conseguem visualizar os pontos de alagamento e sinalizá-los no aplicativo.

 

 

Dessa forma, o sistema faz o bloqueio virtual dessas ruas, e quem estiver usando o aplicativo ficará informado e poderá evitá-las.

“Se você sair de casa, ponha o endereço no Waze, porque ele vai te colocar numa rota segura, vai te tirar das áreas de alagamento. Esta é mais uma tecnologia que instalamos aqui, para que as pessoas não tenham risco de perder os seus veículos ou ficar presas em alagamentos nas ruas. Então, em dias de chuva forte, não se esqueça de usar o Waze”, disse o prefeito.

 

Previsão para a tarde

De acordo com Adriano Silva, o período da tarde será de chuva intensa em Joinville.

“Por isso, deixamos o alerta: áreas de risco de deslizamentos, a gente já orienta a saída das pessoas de suas casas, dando prioridade à vida. Lembrando que os nossos alojamentos já estão montados, então procurem uma área segura. Se você tem dúvidas, ligue na Defesa Civil, no número 199, que a gente orienta para onde você deve ir com sua família”, explicou.

O prefeito também falou sobre como proceder em locais com risco de alagamentos.

“Prepare a sua casa, levante os móveis, porque provavelmente nós teremos alagamentos no Vila Nova, no Morro do Meio e no Jativoca. Os abrigos também estão montados para essa área”, finalizou.

A vice-prefeita Rejane Gambin, que esteve ao lado de Adriano Silva, reforçou as palavras do mandatário joinvilense.

“O recado mais importante, neste momento, é proteger a vida. Se você mora num lugar que tem um morro do lado, lembre-se de que ele está muito encharcado e com tanta chuva, como a que a previsão está dizendo que vai vir, ele pode causar um deslizamento e colocar a vida da família em risco. Então, vá para um lugar seguro”, destacou Rejane.

Por fim, o prefeito ressaltou que, em casos de emergência, é possível acionar os bombeiros, pelo número 193, ou a Defesa Civil, no 199.