A Secretaria de Educação da Prefeitura de Joinville realizou, na segunda-feira (16), a abertura da Mostra Cultural dos programas Dança na Escola, Música na Escola e Ateliê de Artes. O evento tem a apresentação de 520 alunos ao longo de três dias, no palco do Teatro Juarez Machado e exposição de trabalhos de estudantes no foyer do teatro até quarta-feira (18).
A abertura da Mostra Cultural contou com as apresentações de música das escolas João Bernardino da Silveira Júnior e Pauline Parucker, e de dança, com coreografias da escola Padre Valente Simioni. Nas duas próximas noites, alunos de outras unidades sobem ao palco do teatro.
Os programas de dança, música e artes foram criados em 1999 para que os alunos vivenciem experiências artísticas e culturais. Atualmente, são cerca de 2 mil estudantes atendidos pelas atividades conduzidas pelos professores no contraturno escolar.
Segundo o secretário de Educação, Diego Calegari, o objetivo dos programas é desenvolver habilidades e revelar o talento dos alunos. “Eles desenvolvem não apenas a capacidade artística, mas também a autoestima, autoconfiança e o sentimento de que são importantes”, complementa.
2ª Mostra de Arte da Rede Municipal de Ensino
Além das apresentações de dança e música no palco do Teatro Juarez Machado e as exposições no foyer, a Secretaria de Educação terá outra atração cultural até 28 de outubro no Museu de Arte de Joinville (MAJ). É a 2ª edição da Mostra de Arte da Rede Municipal de Ensino, com visitação aberta ao público de terça a domingo, das 10 às 16 horas.
A mostra tem o objetivo de expor os trabalhos de arte dos estudantes e dos professores, fomentando a construção de experiências de aprendizagem mais significativas, assim como a integração entre escola e museu.
Com curadoria da equipe de profissionais do MAJ, a Mostra de Arte reúne 76 trabalhos artísticos desenvolvidos por 36 professores com cerca de 800 alunos (entre trabalhos individuais e coletivos) de 40 escolas municipais.