Morro dos Cavalos tem 30 quilômetros de filas; projeto para túneis não sai do papel

Há relatos de filas de 30 km no Morro dos Cavalos | Foto Divulgação/@ricardopastrana

Por: OCP News Florianópolis

17/04/2024 - 09:04 - Atualizada em: 17/04/2024 - 09:25

A Polícia Rodoviária Federal informou na manhã desta quarta-feira (17) que a situação da BR-101 no Morro dos Cavalos é a mesma desde a manhã de segunda-feira (16) às 6h: duas faixas liberadas no sentido Porto Alegre e uma faixa liberada no sentido Curitiba. Segundo a concessionária Arteris, apenas durante o período noturno uma faixa sentido Porto Alegre está sendo fechada para obras, seguindo o fluxo em uma faixa para cada lado.

Devido ao afunilamento de duas faixas para uma no sentido Curitiba, há relatos de filas de aproximadamente 30 quilômetros que se estendem em direção ao Sul do estado. Na noite de sábado (13), a queda de uma barreira interditou a rodovia no km 235 por quase 60 horas, que gerou filas nos dois sentidos da via.

A situação vivida pelos motoristas nestes últimos dias não é novidade e poderia ser minimizada se o projeto da construção de túneis no Morro dos Cavalos, apontada como solução por especialistas, fosse levada adiante. Mas não é isto que vai acontecer.

Conforme a concessionária Arteris Litoral Sul, sem aditivo de contrato não há planos para realizar a obra. O projeto dos túneis permanece estagnado, apesar de ter recebido licença prévia em agosto de 2013.

O Ministério dos Transportes esclareceu que, além da falta de previsão para a construção dos túneis, também não há planos para a implantação de uma quarta faixa para aumentar a capacidade de veículos e melhorar a fluidez do trânsito. Na quinta-feira (18), o ministro dos Transportes, Renan Filho, está programado para visitar Santa Catarina a fim de avaliar possíveis soluções para a situação no estado, com apoio do Governo Federal.