Morre o diretor de cinema Norman Jewison, responsável por filmes clássicos

Foto: CHRIS DELMAS / AFP

Por: OCP News Criciúma

22/01/2024 - 21:01 - Atualizada em: 22/01/2024 - 21:50

O renomado diretor de cinema canadense Norman Jewison faleceu aos 97 anos no último sábado (20), conforme relatado pela revista americana “Variety”. Com mais de quatro décadas de carreira na indústria cinematográfica e televisiva, Jewison acumulou sete indicações ao Oscar ao longo de sua trajetória.

Jewison dirigiu “No Calor da Noite” (1967), um drama marcante que conquistou o prêmio de Melhor Filme em 1968. Estrelado por Sidney Poitier, o filme aborda a história de um detetive de polícia negro envolvido, contra sua vontade, em uma investigação de assassinato em uma pequena cidade racista do Mississippi, Estados Unidos.

Apesar de não ter recebido o prêmio na categoria de Melhor Filme na época, Jewison foi honrado com um Oscar honorário pelo conjunto da obra em 1999. Além de “No Calor da Noite”, ele dirigiu outra obra aclamada, “Feitiço da Lua” (1987), uma comédia romântica estrelada por Cher e Nicolas Cage, que lhe rendeu o Urso de Prata no Festival de Berlim.

Ao longo de sua carreira, Jewison também dirigiu filmes notáveis como “Um Violinista no Telhado” (1971), a adaptação de “Jesus Cristo Superstar” (1973) e “A História de um Soldado” (1984). Suas contribuições para o cinema foram reconhecidas com homenagens como estrela na Calçada da Fama de Hollywood, indicações ao Emmy e ao Globo de Ouro.

Notícias no celular

Whatsapp

OCP News Criciúma

As principais notícias de Criciúma e região.