Morre Lolita Rodrigues, pioneira da TV brasileira, aos 94 anos

Foto: Sérgio Andrade/Reprodução

Por: OCP News Criciúma

05/11/2023 - 11:11 - Atualizada em: 05/11/2023 - 11:16

A atriz, cantora e apresentadora Lolita Rodrigues morreu na madrugada deste domingo (5), em João Pessoa, cidade onde vivia com a filha desde 2015. Lolita tinha 94 anos, estava internada no Hospital Nossa Senhora das Neves e não resistiu a uma pneumonia.

Lolita, cujo nome verdadeiro era Sylvia Gonçalves Rodrigues Leite, nasceu em Santos, litoral de São Paulo, em março de 1929. Filha de espanhóis, ela começou sua carreira artística no rádio, cantando e atuando em radionovelas. Em 1950, ela participou da inauguração da TV Tupi, a primeira emissora de televisão do Brasil, e cantou o hino da TV brasileira.

Ao longo de sua trajetória, Lolita se destacou como atriz, cantora e apresentadora de programas de auditório, trabalhando em diversas emissoras, como Record, Excelsior, Bandeirantes e Globo. Seu último trabalho na TV foi na novela Viver a Vida (2009), na qual interpretou Noêmia, avó de Luciana (Alinne Moraes).

Lolita também ficou conhecida por sua amizade com Hebe Camargo, com quem protagonizou momentos divertidos e emocionantes na TV. Em 1999, as duas foram entrevistadas por Jô Soares ao lado de Nair Bello, outra grande amiga de Lolita, e fizeram o público rir com suas histórias e piadas.

A morte de Lolita causou comoção no meio artístico e vários famosos prestaram homenagens nas redes sociais. Entre eles, estavam Lima Duarte, Eva Wilma, Ary Fontoura, Glória Pires, Tony Ramos, Regina Duarte, Susana Vieira, Lília Cabral, Fernanda Montenegro, entre outros.

O corpo de Lolita será cremado ainda neste domingo (5) numa cerimônia restrita apenas à família, segundo informou sua filha, Sílvia Rodrigues.

*Com informações de g1