Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Morre Ivo Hadlich, ex-vereador de Blumenau

Foto: Divulgação / Prefeitura de Blumenau

Por: Luan Tamanini

25/01/2024 - 15:01 - Atualizada em: 25/01/2024 - 15:15

O ex-vereador de Blumenau Ivo Hadlich morreu na manhã desta quinta-feira (25) aos 79 anos. Segundo relato, ele bateu a cabeça após cair no jardim de casa. O Corpo de Bombeiros e o Samu tentaram reanimá-lo, mas ele não resistiu aos ferimentos.

Hadlich foi vereador em Blumenau pelo Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) – atualmente conhecido como Movimento Democrático Brasileiro (MDB) – entre 1983 e 1988 e de 1993 a 2000.

Além disso, foi presidente da Câmara de Vereadores de Blumenau em duas oportunidades: de 1985 a 1987 e de 1995 a 1996, tendo sido prefeito em exercício durante o mandato do ex-prefeito Renato Viana.

Ele também era conhecido por ser um grande defensor das causas animais, tendo sido o fundador das ONGs Focinho Feliz e Associação Protetora de Animais de Blumenau (Aprablu).

Ainda não há informações sobre o velório do ex-vereador.

Câmara de Vereadores se pronuncia

Em nota, a Câmara de Vereadores lamentou o falecimento do ex-parlamentar. Confira na íntegra.

A Câmara de Vereadores de Blumenau lamenta com profundo pesar o falecimento, na manhã desta quinta-feira (25), do ex-presidente do Legislativo e ex-vereador Ivo Hadlich, aos 79 anos. Nascido em 26 de abril, foi também escritor, poeta, dramaturgo e grande defensor da causa animal. Destaca-se ainda seu trabalho na área da cultura, sendo considerado o primeiro dramaturgo do Vale do Itajaí.

No Legislativo blumenauense, foi vereador nos mandatos de 1983 a 1988, de 1993 a 1996, e de 1997 a 2000, tendo sido presidente da Câmara por duas vezes: no período de 1985 a 1987 e de 1995 a 1996. Também foi prefeito de Blumenau em exercício durante o mandato do ex-prefeito Renato Viana.

Ivo Hadlich gostava de ressaltar que foi o primeiro vereador do Brasil a levar a Bíblia para a Câmara: foi o autor da emenda ao Regimento Interno que previa a leitura bíblica no início das sessões ordinárias da Casa.

Na área da cultura, foi presidente da Fundação Cultural de Blumenau, Diretor de Cultura e também curador das exposições culturais realizadas no Salão Nobre da Câmara. Em sua atuação em defesa dos animais, foi fundador das ONGs Aprablu e Focinho Feliz. Também lutou contra a “farra do boi”, uma prática antiga típica do litoral que torturava animais.

As informações sobre velório e sepultamento serão atualizadas assim que forem repassadas pela família.

A Câmara Municipal de Vereadores se solidariza com a família e amigos neste momento de dor.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp