Morre, aos 83 anos, a atriz Aracy Balabanian

Foto: Reprodução redes sociais

Por: Elisângela Pezzutti

07/08/2023 - 10:08 - Atualizada em: 07/08/2023 - 12:31

Faleceu na manhã desta segunda-feira (7), aos 83 anos, a atriz Aracy Balabanian. Ela estava internada na Clínica São Vicente, na Gávea, zona sul do Rio de Janeiro, desde outubro do ano passado, para tratar de um câncer no pulmão. A notícia foi confirmada por familiares e amigos.

Família de imigrantes não aprovava sua incursão pelas artes

Natural de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, Aracy Balabanian estreou na televisão em 1965, quando foi a protagonista “Antígona”, de Sófocles, numa versão teleteatral pioneira da extinta TV Tupi. Antes disso, a jovem artista — formada pela Escola de Arte Dramática da Universidade de São Paulo (USP) — se destacou ao atuar nos palcos em espetáculos com o grupo Teatro Brasileiro de Comédia, o TBC. De lá pra cá, a atriz sempre se dividiu entre os tablados e os estúdios televisivos.

Uma das maiores atrizes brasileiras, Aracy só teve a aceitação do pai — a família, que veio da Armênia, não aprovava sua incursão pelas artes — depois de estrelar “Antônio Maria” (1968), novela da TV Tupi.

Aracy teve a paixão despertada pelo teatro ainda na infância, quando já morava em São Paulo e foi levada pelas irmãs mais velhas para assistir a uma peça de Carlo Goldoni com a companhia de Maria Della Costa. “Chorei muito. Estava emocionada porque era aquilo que eu queria. É muito difícil para uma criança de 12 anos, ainda mais naquela época, querer ser atriz e já perceber que ia ter muitas dificuldades”, relembrou, ao site “Memória Globo”.

Entre as novelas em que atuou, destacam-se títulos como “Corrida de ouro” (1974), “Bravo!” (1975), “O Casarão” (1976), “Coração alado” (1980), “Locomotivas” (1986), “Rainha da Sucata” (1990), em que fez sua personagem mais famosa, a mãe super protetora Dona Armênia, e “A próxima vítima” (1995), além do programa infantil “Vila Sésamo” (1972), todos exibidos pela TV Globo.

Ela também é muito lembrada pela personagem “Cassandra”, do humorístico “Sai de Baixo”, criado por Luis Gustavo e Daniel Filho. Em seu elenco fixo o seriado contou com Miguel Falabella, Aracy Balabanian, Luis Gustavo e Marisa Orth.

Notícias no celular

Whatsapp

Elisângela Pezzutti

Bacharel em Comunicação Social pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Atua na área jornalística há mais de 25 anos, com experiência em reportagem, assessoria de imprensa e edição de textos.