O advogado e ex-juiz de Direito Haroldo Pabst morreu nesta quarta-feira (18) em Blumenau. Ele tinha 81 anos e estava internado no Hospital Santa Catarina. A causa da morte não foi informada.
Seu velório acontece nesta quinta-feira (19) na capela mortuária da Igreja Luterana Blumenau, no Centro. Já o sepultamento está marcado para as 15h.
Fundador do escritório Pabst & Hadlich Advogados Associados, Pabst atuou como juiz de Direito em várias comarcas de Santa Catarina, como Blumenau, Rio do Sul, Curitibanos e Lages.
Ele também foi professor na Universidade Regional de Blumenau (Furb), na Universidade Gama Filho (UGF), no Rio de Janeiro, e na Humboldt-Universität, em Berlim na Alemanha. Além disso, fez diversos estágios nas Universidades de Tübingen, Heidelberg e HU-Berlin, na Alemanha.
A Associação Empresarial de Blumenau (ACIB), onde o ex-juiz foi conselheiro no passado, publicou uma nota lamentando o falecimento. Segundo a entidade, Pabst “teve uma vida laboriosa e dedicada, sendo incansável na busca da Justiça dos homens e compartilhando seus conhecimentos, como docente, por muitos anos, junto à Furb”.