Moradores se mobilizam contra ampliação do estacionamento rotativo em Criciúma

Foto: Nilton Alves/TN

Por: OCP News Criciúma

01/04/2024 - 16:04 - Atualizada em: 01/04/2024 - 17:41

Alguns moradores do bairro Comerciário, em Criciúma, estão unindo forças para contestar a expansão do estacionamento rotativo nas ruas ao redor do estádio Heriberto Hülse. Um abaixo-assinado contra a medida está sendo elaborado em meio a preocupações sobre o impacto que essa ampliação terá na comunidade.

A empresa responsável pela gestão do sistema de estacionamento rotativo no município, Gerestar, tem sido alvo de críticas por parte de alguns moradores, que argumentam que a medida afetará significativamente suas rotinas diárias.

As placas já instaladas ao redor do estádio Heriberto Hülse indicam que o estacionamento rotativo no bairro Comerciário faz parte da Zona Verde, permitindo a permanência de até cinco horas por veículo, com o custo de R$ 2,50 por hora. A proposta de expansão já estava nos planos desde que Gerestar iniciou suas operações em Criciúma, em outubro de 2022.

Preocupação

A presidente da Associação de Moradores do Bairro Comerciário (Ambac), Fátima Guimarães, expressou a preocupação da comunidade. “Não estou aqui para tomar partido, mas sim para representar os moradores e levar suas demandas ao poder executivo. É óbvio que algumas pessoas estão irritadas, chateadas, já que em alguns prédios os moradores não possuem garagem e deixam seus carros na rua. É uma situação delicada, mas não é só na cidade de Criciúma, é no Brasil inteiro que tem este estacionamento rotativo”, salientou a presidente.

Fátima também apontou que a decisão foi tomada após um processo participativo que incluiu uma audiência pública, com a participação de cerca de 160 pessoas, e a aprovação do Tribunal de Contas, sem grandes contestações na época.

“Em 2021 saiu em toda a imprensa, inclusive, esta foi a minha conversa com o responsável pela Diretoria de Trânsito e Transporte de Criciúma, Gustavo Medeiros, a respeito de que o bairro Comerciário iria ter estacionamento rotativo. Foi feita audiência pública, quase 160 pessoas participaram, foi aprovado pelo Tribunal de Contas e colocado no Diário Oficial. Não houve nenhuma reivindicação maior na época a respeito do estacionamento rotativo”, detalhou.

* Reportagem de Edson Padoin do Portal TNSul

 

Notícias no celular

Whatsapp

OCP News Criciúma

As principais notícias de Criciúma e região.