No sábado (1º), será realizado o Mutirão Joinville Contra a Dengue. A ação coordenada vai ocorrer em quatro regiões da cidade, nos locais com maior quantidade de casos confirmados da doença.
O trabalho começa às 8h e terá apoio da Polícia Militar, Polícia Civil, Bombeiros Voluntários, escoteiros, jipeiros, voluntários e integrantes dos grupos de Rotary e Lions.
- Receba as notícias do OCP no seu WhatsApp: Grupo de Joinville
O ponto de encontro das equipes é nas Unidades Básicas de Saúde da Família Bom Retiro, CAIC Vila Paranaense (Comasa), Nova Brasília e na Associação de Moradores São Francisco, no bairro Floresta.
Depois de se encontrarem nesses endereços, os envolvidos na ação vão visitar residências orientando e eliminando objetos que podem ser criadouros do mosquito por acumularem água.
Será feito, também, um trabalho educativo com a entrega de material com dicas de como garantir que o terreno da residência está seguro.
“É muito importante que os moradores recebam as pessoas envolvidas no mutirão e sigam as orientações eliminando qualquer objeto que possa acumular água. Este sábado é o Dia D de Combate à Dengue no município. Então, mesmo nos endereços onde o mutirão não passar, convidamos a população a seguir o checklist Dez minutos contra a dengue, que está disponível no site da Prefeitura”, reforça o secretário da Saúde, Andrei Kolaceke.
Dicas de como manter o mosquito longe da sua residência
– Caixas de água vedadas
– Calhas totalmente limpas
– Galões, toneis, poços, tambores bem fechados
– Pneus sem água e em lugares cobertos
– Garrafas vazias e baldes com boca para baixo
– Ralos limpos e com tela
– Ar-condicionado com bandeja limpa e sem água
– Pratos de vasos de planta com areia até a borda
– Bromélias e outras plantas sem acúmulo de água
– Vasos sanitários sem uso sempre fechados
– Lonas de coberturas bem esticadas para evitar poças de água
– Piscina deve ter a água tratada com cloro e estar coberta
– Verifique e faça a troca de água de fontes