Missão Itália: reunião em Ministério garante abertura de Consulado em SC

Foto: Divulgação/Agência AL

Por: Elisângela Pezzutti

08/09/2023 - 09:09 - Atualizada em: 08/09/2023 - 09:23

O deputado Dr. Vicente Caropreso, coordenador da Frente Parlamentar Brasil – Itália, presenteou o vice-ministro do Ministério das Relações Exteriores da Itália, Giorgio Silli, com um exemplar do livro dedicado à capela Chiesetta Alpina, monumento em Jaraguá do Sul que homenageia a imigração oriunda dos alpes italianos. A entrega ocorreu nesta quinta-feira (7), durante a reunião realizada na sede do ministério, em Roma. Na reunião, o vice-ministro acolheu a reivindicação dos parlamentares catarinenses para que o governo italiano instale uma agência consular de carreira na capital catarinense. Ele determinou que o órgão inicie as tratativas.

“Um dia histórico para os ítalo-catarinenses”

Nas redes sociais, Dr. Vicente comemorou o resultado. “Foi uma reunião muito produtiva com toda a equipe, que é responsável pela representação diplomática do país no exterior.
Um dia histórico para os ítalo-catarinenses e para todos que querem estreitar as relações comerciais, culturais, educacionais e tecnológicas com a Itália. Demos início às tratativas oficiais para a instalação dessa estrutura na capital catarinense. Vamos melhorar os serviços consulares, algo muito importante para quem busca a cidadania italiana. E vamos aproximar Santa Catarina da Itália, fomentando o intercâmbio em várias áreas, entre elas o turismo.”

Participam da missão na Itália, além de Dr. Vicente, o presidente da Assembleia Legislativa, Mauro de Nadal, e os deputados Egídio Ferrari e Rodrigo Minotto.

Os deputados cumprem, até o dia 13, um extenso roteiro de encontros para fomentar trocas e parcerias comerciais, culturais, legislativas, educacionais e tecnológicas com a Itália.

“Nossa missão da Frente Parlamentar SC – Itália começa com o “pé direito”, e temos uma agenda grande de compromissos ainda pela frente. Vamos consolidar parcerias entre universidades catarinenses e italianas e um acordo de cooperação histórico com o Parlamento da Calábria”, destacou Dr. Vicente.

*Com informações da Agência AL