Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Miriam Leitão toma posse na Academia Brasileira de Letras

Reproduçaõ/Instagram

Por: Pedro Leal

08/08/2025 - 21:08 - Atualizada em: 08/08/2025 - 21:09

A jornalista e escritora Míriam Leitão tomou posse na cadeira 7 da Academia Brasileira de Letras na noite desta sexta-feira (8), na sucessão de Cacá Diegues, morto em fevereiro deste ano.

Míriam Leitão é a 12ª mulher a entrar para a ABL. Foi eleita em 30 de abril com 20 votos entre 34 possíveis, superando o ex-ministro da Educação Cristovam Buarque.

Mesa Diretora da Câmara vai encaminhar denúncias sobre ocupação do Plenário à Corregedoria – entenda

Míriam Leitão tem uma carreira consolidada no jornalismo, e também se destaca como escritora, com obras em diversos gêneros, incluindo ficção, crônica, romance e literatura infantil.

O discurso de recepção à nova Acadêmica será feito pelo Acadêmico Antonio Carlos Secchin. O colar será entregue pela Acadêmica Ana Maria Machado e o diploma pelo Acadêmico Ruy Castro. A comissão de entrada será formada pelas Acadêmicas Rosiska Darcy de Oliveira, Fernanda Montenegro e Lilia Moritz Schwarcz; a comissão de saída, pelos Acadêmicos Carlos Nejar, Antonio Torres e Ailton Krenak.

Acap marca seus 50 anos com exposição na Fundação Hassis em Florianópolis

Miriam Leitão nasceu em Caratinga, MG, em 7 de abril de 1953. É a sexta de 12 filhos do casal Uriel e Mariana, ele educador e pastor presbiteriano, ela, educadora. Começou sua vida profissional no Espírito Santo, indo depois para Brasília, São Paulo, até se mudar definitivamente para o Rio de Janeiro, em 1986. É escritora com 16 livros publicados de diversos gêneros literários, não ficção, crônicas, romance, livros infantis. É jornalista de jornal impresso, rádio, TV e mídia digital. Em 53 anos de vida profissional trabalhou em vários veículos de imprensa, entre eles Gazeta Mercantil e Jornal do Brasil. Desde 1991 está no grupo Globo, é colunista do jornal O Globo, comentarista do Bom Dia Brasil, Globonews, CBN e ancora o programa de entrevistas Miriam Leitão Globonews.

Em dezembro de 1972, aos 19 anos, grávida, foi presa e processada pela Lei de Segurança Nacional por se opor ao governo militar.

É casada com o escritor e cientista político Sérgio Abranches. Tem dois filhos, Vladimir Netto e Matheus Leitão, o enteado Rodrigo Abranches. Tem quatro netos Mariana, Daniel, Manuela e Isabel.

 

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Pedro Leal

Analista de mercado e mestre em jornalismo (universidades de Swansea, País de Gales, e Aarhus, Dinamarca).