Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Ministério da Agricultura e Pecuária suspende venda da vacina contra leishmaniose canina; veja lotes recolhidos

Foto: Arquivo OCP News

Por: Elisângela Pezzutti

25/05/2023 - 12:05 - Atualizada em: 25/05/2023 - 12:43

Na noite desta quarta-feira (24), o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) suspendeu a fabricação e a venda da vacina contra a leishmaniose canina. De acordo com o órgão, foi constatado “desvio de conformidade do produto que pode ocasionar falta de eficácia da vacina”.

A Ceva Saúde Animal, empresa responsável pela fabricação da vacina, já anunciou o recolhimento e a suspensão temporária e imediata de todos os lotes da Leish-Tec.

Confira os lotes suspensos

029/22;
037/22;
043/22;
044/22;
060/22;
004/23;
006/23;
017/23.

O que é leishmaniose

A leishmaniose é uma doença transmitida para animais ou humanos por meio da picada de insetos fêmeas infectadas, conhecido popularmente como mosquito-palha, asa-dura, tatuquias, birigui, dentre outros. No Brasil, a principal espécie responsável pela transmissão é a Lutzomyia longipalpis”, afirma o Mapa.

Sobre a vacina

A vacina Leish-Tec foi criada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e está no mercado desde 2008. Segundo a Ceva Saúde Animal, o imunizante é único contra leishmaniose visceral canina aprovada pelo Ministério da Saúde e pelo Mapa.

Em nota, a UFMG afirmou que o “o produto já está licenciado” e “não está mais em fase de testes e desenvolvimento, estágio sobre o qual a universidade teria responsabilidade”.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Elisângela Pezzutti

Graduada em Comunicação Social pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Atua na área jornalística há mais de 25 anos, com experiência em reportagem, assessoria de imprensa e edição de textos.