Nesta quinta-feira (29), a Secretaria de Saúde de Jaraguá do Sul divulgou novo Boletim da Dengue com as atualizações da semana.
Os dados mostram que o número de focos do mosquito Aedes aegypti continua crescendo, mas, a exemplo da semana passada, de forma mais lenta.
Essa tendência de redução, possivelmente, ocorre em função das baixas temperaturas. No boletim do dia 22 de junho eram 1.479 focos, contra 1.506 hoje (27 a mais).
Os casos suspeitos de dengue também desaceleraram nos últimos sete dias, passando de 947 para 971 (apenas 24 a mais no período).
Casos confirmados são 151, enquanto no boletim anterior eram 142. O local de contágio da dengue está dividido agora: 71 casos são autóctones (contraídos em Jaraguá do Sul) e 69 casos são de outro município. Os bairros Centro, Vila Lenzi e Ilha da Figueira concentram a maior parte dos focos do Aedes aegypti.
A Secretaria de Saúde segue reforçando a necessidade de colaboração por parte das pessoas, vistoriando e eliminando possíveis criadouros do mosquito que pode se reproduzir em água parada ou acumulada em recipientes.
“Embora as temperaturas mais baixas possam diminuir a atividade do mosquito e reduzir a reprodução, é importante não baixarmos a guarda”, alerta o secretário de Saúde, Alceu Gilmar Moretti.
Pedido reforçado pelo diretor de Vigilância em Saúde, Dalton Fischer. “Já fez algum tempo que não temos um registro de foco zero. Mesmo durante o inverno o mosquito transmissor continua se proliferando. Por isso é necessário manter os cuidados”, apontou.