A Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), segue com as obras de revitalização do Mercado Público. Os trabalhos no local iniciaram em abril desse ano e a entrega oficial será no segundo semestre de 2025, integrando as comemorações do aniversário de 149 anos do município, no mês de julho.
Já foi executado cerca de 40% do trabalho, incluindo a troca do telhado e a construção da sobreloja, “que é a parte mais complexa do projeto, pois se trata de uma edificação que é tombada. Na sequência, serão feitas as restaurações e reformas”, explicou a engenheira civil da Secel, Silvana Regina Louro Lacerda.
Inaugurado em 1965, o prédio é tombado como Patrimônio Histórico e Cultural, e a revitalização completa custará mais de R$ 2,2 milhões. A área a ser reformada no térreo é de 584,76 m² e a sobreloja terá 162,07 m². Também será restaurada a fachada de 117,40 m², totalizando 746,83 metros quadrados de obras.
Numa próxima etapa, quando da revitalização da área externa do Centro Histórico, haverá melhorias no entorno do Mercado Municipal. “Terá calçadas e ciclovias novas desde o semáforo da Rua Estheria Lenzi Friedrich (na Praça do Relógio), até os fundos da antiga Câmara de Vereadores”, completou Silvana Lacerda.
O Secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Márcio Erdmann, considera o Mercado Público Municipal de Jaraguá do Sul uma obra de extrema importância. “Foi tombado em 2012, devido à sua importância cultural. A restauração do imóvel segue todas as normas e precauções necessárias, e manterá viva essa história para as gerações futuras”, afirmou.