Menina de 3 Anos morre de Covid-19 em Florianópolis

Foto: Arquivo/SES

Por: OCP News Florianópolis

17/04/2024 - 08:04 - Atualizada em: 17/04/2024 - 08:34

Uma menina de 3 anos de idade morreu vítima de complicações da Covid-19 Florianópolis. O falecimento ocorreu na última quinta-feira (11) no Hospital Infantil Joana de Gusmão, onde a criança estava recebendo tratamento. De acordo com informações divulgadas pela Vigilância Epidemiológica da capital catarinense, a menina sofria de asma e não havia recebido nenhuma dose da vacina contra a doença.

Esta é a segunda morte de uma criança por Covid-19 em Florianópolis, sendo o primeiro caso registrado em 2022. As autoridades em saúde alertaram que tanto crianças quanto idosos têm sido os principais grupos vulneráveis aos vírus respiratórios, incluindo a Covid-19 e a Influenza.

“Ambos são grupos prioritários para a vacinação contra Influenza e Covid-19”, ressaltou a Vigilância Epidemiológica em comunicado. Desde janeiro de 2024, a vacinação contra a Covid-19 foi incorporada à rotina no Calendário Nacional de Vacinação Infantil para crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade, com uma meta de cobertura vacinal de 90%.

Além disso, dados do InfoGripe revelaram um aumento significativo nas internações por síndromes respiratórias agudas graves (SRAG) no Hospital Infantil Joana de Gusmão. De janeiro a março deste ano, foram registrados 116 casos de pacientes com Influenza ou Covid-19, em comparação com os 30 casos reportados durante o mesmo período em 2023 em toda a região da Grande Florianópolis.

O trágico acontecimento serve como um lembrete da importância da vacinação e da contínua vigilância contra a propagação do coronavírus, especialmente entre os grupos mais vulneráveis da população.