Meio milhão de vidas em mãos seguras

Por: OCP News Criciúma

25/08/2022 - 16:08

Dez dias – esse foi o tempo que o pequeno Arthur Flor, 2, decidiu chegar ao mundo antes da hora marcada. A moradora de Maracajá, Marliza Flor, levou um susto quando sentiu as contrações. Junto com a amiga, ela passou na unidade de saúde da cidade, que a encaminhou para a Upa da Próspera, em Criciúma – um trajeto de cerca de meia hora. Não deu tempo: Arthur nasceu no carro, 20 minutos depois. Forçada a pensar rápido diante da situação, a amiga da parturiente, Luciane Basílio de Almeida, não teve dúvidas: acelerou em direção à Upa da Próspera. O caso fica ainda mais inusitado quando se percebe que, apesar dos quase 500 atendimentos diários da Upa de Criciúma, as características do atendimento – urgência e emergência – não inclui a realização de partos. Mesmo assim, a equipe capacitada pela chefia da Enfermaria realiza treinamentos contínuos – entre eles, o de partos normais e sem complicações, o que garantiu o perfeito acolhimento de mãe e bebê pela equipe de atendimento da Upa da Próspera. E foi assim que Arthur veio ao mundo.

Vocação – Impactar diretamente a vida de pessoas como o pequeno Arthur, sua mãe Marliza e a amiga Luciane tem sido a maior vocação da unidade de Pronto-Atendimento da Próspera desde sua inauguração, em julho de 2018. A responsabilidade cresceu com a conquista do mérito da qualificação pelo Ministério da Saúde como modelo de Upa Referência Nacional, em 2020, quando a unidade passou a ser ainda mais monitorada, com auditorias, fiscalizações e visitas técnicas que vêm comprovando ao longo do tempo, sempre com excelentes avaliações, o rigor técnico, científico e humanitário praticado no atendimento à população desde o momento da entrada até a saída, com diagnósticos exatos, tratamento eficaz e solução efetiva em 97% dos casos, colaborando significativamente na diminuição das filas nos pronto-socorros dos hospitais públicos da região.

Numa área de 1500 m2, o pronto-atendimento, considerado por muitos como um mini-hospital, conta com estrutura completa de equipamentos modernos e de alta tecnologia, com Raio-X, Eletrocardiograma, Pediatria e leitos de observação, refletindo em exames precisos e diagnóstico detalhado. Com uma equipe preparada, constantemente qualificada, a Upa da Próspera tem sido reconhecida pela população. Para se ter uma ideia, em quatro anos de funcionamento, a Upa da Próspera já atendeu pessoas vindas de 126 municípios, e junto com a Upa do Rio Maina – também inaugurada e administrada pelo Imas – Instituto Maria Schmitt há cinco meses – superou nessa semana a soma de mais de 500 mil atendimentos nas duas unidades.

Respaldo – Segundo o diretor das duas unidades, Fabiano Ribeiro Teixeira, a chave do sucesso que fez com que, no início deste mês de agosto, os técnicos da Rede de Urgência e Emergência do Estado – RUE – avaliassem a excelência dos serviços prestados, afirmando que levariam para outras Upas do país ideias inovadoras de gestão colhidas nestas visitas à Upa da Próspera:

“Seguindo uma tradição já estabelecida pelo IMAS, temos praticado uma gestão íntegra e honesta, com respeito à legislação vigente, olhando para o futuro, sempre investindo em tecnologias e métodos de trabalhos inovadores, valorizando nossos profissionais, temos sido bem-sucedidos na missão de entregar a nossos pacientes um atendimento cada vez mais humanizado, eficaz e eficiente que vem nos ajudado a sempre fazer mais e melhor. Seguiremos trabalhando em salvar vidas e cumprindo nossa principal vocação: cuidar com muito carinho da nossa população. Estamos prontos para o futuro. Estamos prontos para novos 500 mil atendimentos”, finalizou.

 

Notícias no celular

Whatsapp

OCP News Criciúma

As principais notícias de Criciúma e região.