Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Meio ambiente e sustentabilidade: Samae recebe Prêmio Fecam por práticas de excelência no incentivo à reciclagem

Foto: divulgação

Por: Elisângela Pezzutti

03/09/2025 - 09:09 - Atualizada em: 03/09/2025 - 09:39

O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) de Jaraguá do Sul recebeu, na terça-feira (2), o Prêmio Fecam – Práticas de Excelência 2025, durante o Congresso de Municípios, Associações e Consórcios (Comac-SC), realizado no Expocentro de Balneário Camboriú. A autarquia foi premiada pela prática de excelência “Política pública de incentivo à reciclagem: o modelo consolidado do Samae de Jaraguá do Sul”, na área temática “Meio ambiente e Sustentabilidade”.

Representando o Samae estiveram presentes o diretor-presidente, Onésimo Sell, o diretor de Gestão Urbana, Deverson Simioni, e a assessora de Gestão, Ana Carolina Bornemann Silveira Figur. Antes da premiação, a assessora apresentou a prática premiada, destacando que, ao combinar eficiência operacional, educação ambiental, inclusão social e gestão técnica integrada, o Samae desenvolve e mantém uma política pública sólida e inovadora de reciclagem e gestão de resíduos sólidos urbanos, com resultados concretos e mensuráveis. A iniciativa está alinhada à Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305/2010), aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e da Agenda 2030 da ONU e aos princípios da economia circular.

Evento de premiação ocorreu na última terça-feira (2), no Expocentro de Balneário Camboriú | Foto: divulgação

Destaques

Entre os principais resultados apresentados pelo Samae, destacam-se três eixos: coleta seletiva eficiente e estruturada, com o programa de distribuição do saco verde, a implantação dos novos Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) e a adesão recente do município ao programa estadual “Penso, Logo Destino”, do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA); as parcerias com as cooperativas de reciclagem, que geram renda e inclusão social para dezenas de famílias; e ações de educação ambiental, com campanhas contínuas de comunicação e conscientização sobre a separação correta e consumo responsável.

O diretor-presidente do Samae, Onésimo Sell, ressaltou que o Prêmio Fecam é fruto de um esforço coletivo. “Esse reconhecimento mostra que estamos no caminho certo e é resultado de investimentos contínuos em estrutura, logística e inovação, e da mobilização da sociedade em torno da separação correta e do consumo responsável, incentivados pelas ações do Samae e da Prefeitura de Jaraguá do Sul. Com isso, nosso município se posiciona como referência nacional em gestão pública de resíduos recicláveis, evidenciando que políticas públicas bem planejadas transformam resíduos em oportunidades, gerando desenvolvimento sustentável, inclusão social e qualidade de vida”.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Elisângela Pezzutti

Graduada em Comunicação Social pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Atua na área jornalística há mais de 25 anos, com experiência em reportagem, assessoria de imprensa e edição de textos.