Médicos de Florianópolis chegam a 200 cirurgias com ajuda de robôs

Grupo Baía Sul atingiu a marca de 200 cirurgias realizadas com o robô | Foto: Divulgação/GBS

Por: OCP News Florianópolis

03/06/2024 - 16:06 - Atualizada em: 03/06/2024 - 16:52

O Núcleo de Robótica do Grupo Baía Sul, atuante no Imperial Hospital de Caridade (IHC), atingiu a marca de 200 cirurgias realizadas com o robô britânico Versius. O procedimento foi conduzido pelo médico urologista Vicente Codagnone Neto, coordenador do Núcleo de Robótica, em um paciente com câncer de próstata.

O serviço tecnológico completou dois anos de implantação pelo Grupo Baía Sul no dia 1º de junho. Segundo Codagnone Neto, que também fez a centésima cirurgia com o equipamento no ano passado, a cirurgia robótica representa um dos maiores avanços tecnológicos na área da saúde, oferecendo inúmeras vantagens sobre as técnicas tradicionais, como imagens tridimensionais e ampliadas do campo cirúrgico, maior precisão nos movimentos e procedimentos menos invasivos, resultando em melhores desfechos para os pacientes.

“Com a robótica, os cirurgiões têm acesso a imagens tridimensionais e ampliadas do campo cirúrgico, além de instrumentos que oferecem uma precisão muito superior. Isso permite realizar procedimentos complexos de maneira menos invasiva”, garante Codagnone Neto

As cirurgias robóticas estão sendo realizadas em maior número devido aos melhores resultados para os pacientes, que experimentam menos efeitos colaterais e uma recuperação mais rápida. Além de operações na próstata, também são realizadas cirurgias bariátricas, para tratamento de endometriose e outras condições.

 

Notícias no celular

Whatsapp