Medalhista no Mundial de Paratletismo, Edenilson Floriani é recebido com festa em Joinville

Fotos: Prefeitura de Joinville

Por: OCP News Joinville

20/07/2023 - 15:07 - Atualizada em: 20/07/2023 - 15:41

O medalhista mundial Edenilson Floriani foi recebido com festa em Joinville na tarde de quarta-feira (19), quando chegou de Paris. O paratleta trouxe no peito a medalha de terceiro lugar no arremesso de peso, por ter atingido a marca de 14,06 metros no Mundial de Paratletismo.

No Aeroporto de Joinville, Edenilson foi recepcionado por amigos e familiares e recebeu as bandeiras do Centro Esportivo para Pessoas Especiais (Cepe) e do município de Joinville. Já em cima do caminhão do Corpo de Bombeiros Voluntários, percorreu as ruas Blumenau, Timbó, Dr. João Colin, Itaiópolis, e parte da Av. Beira Rio até chegar em frente a Prefeitura.

 

 

No trajeto foi aplaudido e parabenizado pelas pessoas que acompanharam a carreata, escoltada pelos agentes de trânsito de Joinville.

“Chegar aqui com essa festa toda é uma alegria imensa. No último arremesso, quando eu vi que já tinha ganhado a medalha, passaram mil coisas na minha cabeça: como meu início no paradesporto, e o dia que ganhei a medalha, quando completou 12 anos da minha alta do hospital. Foi um turbilhão de emoções. Deu tudo certo e eu trouxe essa medalha para Joinville”, comemora Edenilson.

Na Prefeitura, o atleta foi recebido pelo prefeito Adriano Silva, pela vice-prefeita Rejane Gambin e por servidores da Secretaria de Esportes, liderada pela secretária Caroline Antunes.

“O Edenilson está sempre motivado, faz tempo que vem trazendo grandes conquistas para a nossa cidade. É um grande exemplo para todos nós. Tenho muita honra em tê-lo como atleta joinvilense e de o estar recebendo aqui na Prefeitura como o terceiro melhor atleta do mundo na modalidade”, afirma o prefeito.

Edenilson é atleta bolsista da Secretaria de Esporte da Prefeitura de Joinville e representa o Cepe, que neste ano comemora 21 anos de fundação.

“O trabalho do Cepe é um trabalho de anos. Não se transforma um atleta do dia para a noite. É um orgulho para nós ter um atleta medalhista mundial. O apoio é fundamental, principalmente das empresas por meio da Lei de Incentivo ao Esporte. Esse apoio que a Prefeitura tem dado também é importante e nós conseguimos transformar isso em novos atletas com a escolinha do Cepe. Atletas que também vão ter a oportunidade de chegar onde o Edenilson chegou”, diz Sérgio Luiz da Silva, presidente do Cepe.

Próximas competições

A rotina de Edenilson é intensa. Diariamente os treinamentos técnicos ocorrem no período da manhã, na Univille, e a tarde é dedicada ao condicionamento e preparação física, com academia, fisioterapia e outras atividades.

O foco agora são os Jogos Parapan-Americanos, em novembro. Mas os objetivos já estão traçados para buscar medalhas também no Mundial de 2024 e nas Paralimpíadas de Paris, que ocorrem no ano que vem.

“O foco total de qualquer atleta é participar de uma Paralimpíada e eu quero chegar lá brigando não por bronze, mas por ouro”, afirma Edenilson.