Massa de ar frio avança e derruba as temperaturas em Santa Catarina

Por: OCP News Criciúma

19/04/2023 - 08:04 - Atualizada em: 19/04/2023 - 08:46

Uma intensa massa de ar frio chega a Santa Catarina, provocando um declínio acentuado nas temperaturas, reforça a Defesa Civil do estado.

A maior queda será sentida nas áreas mais elevadas do estado, que compreendem as regiões do Planalto Norte, Planalto Sul e Meio-Oeste, regiões onde as mínimas na manhã desta quarta (19) ficaram próximas dos 0°C.

Nestas áreas também há condições favoráveis para formação de geada. O risco para ocorrências associadas ao frio intenso é baixo nas áreas em verde, moderado nas áreas em amarelo e alto nas áreas em laranja do mapa.

Fortes rajadas de vento

Nesta quarta-feira, a formação de um ciclone no oceano provoca fortes rajadas de vento no estado. O vento começa a intensificar desde a manhã, soprando de quadrante oeste, e deve durar até a noite.

As rajadas mais fortes devem ser registradas nas primeiras horas da tarde, com valores que podem ultrapassar os 80 km/h nas áreas mais elevadas do estado.

Mar agitado

A condição deixa ainda o mar agitado no Litoral catarinense, em especial da Grande Florianópolis para o Sul, onde o risco para ocorrências associadas às condições marítimas é moderado.

O risco para ocorrências associadas aos ventos fortes, como destelhamentos e quedas de galhos e árvores é baixo nas áreas em verde e moderado nas áreas em amarelo do mapa.