O avanço de uma frente fria deixou o tempo instável e com chuva nas áreas de divisa com o RS, que se estendeu para as demais regiões do estado. Segundo a Defesa Civil de SC, o tempo chuvoso, combinado com a virada do vento para sul, devido à aproximação de uma massa de ar de origem polar, provocou declínio acentuado das temperaturas.
A condição de chuva e frio se estende também pela segunda-feira, atingindo as demais regiões catarinenses. O risco para ocorrências associadas ao declínio acentuado das temperaturas é alto nas áreas em laranja e moderado nas em amarelo do mapa.
Em Criciúma, a mínima é de sete graus com máxima que não passa de 11 nesta segunda-feira.
Confira a previsão
Início de semana de chuva em boa parte do estado
Segunda-feira (12/06):
Tempo: encoberto com chuva persistente do Planalto ao Litoral, especialmente as áreas que fazem divisa com o PR. No Oeste e Meio-Oeste, mais nebulosidade com chuva no início do dia, com aberturas de sol no Extremo-Oeste e Oeste do estado.
Temperatura: baixa, as máximas não sobem devido à cobertura de nuvens, à chuva, o vento sul e à massa de ar polar no RS.
Vento: sudoeste a sul, fraco a moderado com rajadas fortes e persistentes na faixa litorânea.
Terça, quarta e quinta-feira (14 e 15/06):
Tempo: instável, com céu encoberto e chuva volumosa no decorrer do dia do Planalto ao Litoral. Nas demais regiões o volume é menor.
Temperatura: baixa, devido à cobertura de nuvens, à chuva e à massa de ar frio no Sul do Brasil.
Vento: sudoeste a sul, fraco a moderado, com rajadas fortes e persistentes na faixa litorânea.
Marcelo Martins – Meteorologista (Epagri/Ciram)