As atividades alusivas ao Março Lilás, mês de prevenção ao colo de útero, foram consideradas positivas na rede pública municipal de Içara. Ao todo, foram 1143 atendimentos entre consultas de enfermagem/exames preventivos, consultas médicas e consultas odontológicas. Durante todas as quartas-feiras, as unidades de saúde permaneceram abertas até às 20 horas para atender as mulheres do município.
Neste período, também foram realizadas orientações sobre prevenção e cuidados. “É sempre um período importante para trabalharmos a prevenção e o diagnóstico precoce. O câncer é uma doença grave que se descoberta cedo tem muito mais chances de cura”, explicou o secretário de saúde Sandro Ressler. “Acredito que tenhamos cumprido a missão, especialmente pela dedicação de nossa equipe. Mas, é importante que haja atenção todos os dias”, acrescentou.
Os 1.143 procedimentos se dividiram entre 501 consultas de enfermagem/exames preventivos, 485 consultas médicas e 157 consultas de odontologia. “Nossas equipes se prepararam para atender essa demanda do Março Lilás e por isso queremos destacar também a atuação de nossos servidores da saúde. Vale destacar, ainda, a conscientização das mulheres que decidiram realmente procurar o atendimento”, pontuou a coordenadora da atenção básica Shyrlei Gazola.