Está programada para a sexta-feira (21), a liberação do Trecho IV da Rua 13 de Maio, que faz parte da obra de construção do maior binário de Jaraguá do Sul. A via passará a ter sentido único em direção ao Centro – da Rua Rio de Janeiro (ponte Maria Moser Grubba) até a rua nova em frente à empresa Artama, no Bairro Czerniewicz, formando um binário com as ruas Jorge Czerniewicz e Roberto Ziemann, que terão sentido único em direção ao Bairro Amizade. As ruas transversais Otto Schneider, Henrique Sohn, Franscisco Vegini, Rio Grande do Sul e Carlos Meyer também passarão por mudanças.
As alterações estão ocorrendo em etapas. O trabalho deste quarto trecho iniciou na terça-feira (18) pelas ruas transversais e se estende ao longo desta semana com a liberação da 13 de Maio e implantação do binário. Os serviços estão sendo realizados durante o dia nas vias transversais e no período noturno nos trechos das ruas Roberto Ziemann e Jorge Czerniewicz.
De acordo com o diretor de Trânsito e Transporte da Secretaria Municipal de Planejamento e Urbanismo, Gilmar Marietto, a implantação de binários visa criar corredores em vias paralelas para facilitar deslocamentos, já que permitem que no mínimo duas faixas de rolamento sigam ao mesmo tempo no mesmo sentido, melhorando a mobilidade.

Foto: Fábio Junkes/OCP
Atenção às mudanças e à sinalização
O diretor de Trânsito e Transportes, Gilmar Marietto, pede que as pessoas fiquem atentas à sinalização durante este período de obras. “Um ponto importante é o cruzamento das ruas Rio de Janeiro com a 13 de Maio. Então a gente pede uma atenção especial a todos os condutores”. Ele informa que foi implantado um semáforo nesse cruzamento que é exclusivamente para o pedestre. “Todas as aproximações serão livres o dia todo e só vai fechar quando houver a travessia de pedestre”.
Recomenda-se atenção especial na saída da ponte Maria Grubba, se a intenção do motorista for seguir em direção ao Bairro Amizade. Os condutores não poderão mais seguir em frente pela Rua Rio de Janeiro, pois será obrigatório virar à direita na Rua 13 de Maio. No caso dos veículos de pequeno porte, o retorno poderá ser feito virando à esquerda na Rua Rio Grande do Sul e acessando a Rua Roberto Ziemann. Já caminhões e ônibus terão que fazer o retorno pela rua Sem Nome (Artama).
Continuidade da obra
O diretor observa que, apesar do transtorno, a obra visa um bem maior, que é melhorar o fluxo e a qualidade de vida das pessoas que circulam pelo local. Ele também informa que, após a entrega desse quarto trecho, terá início o quinto, que vai até perto do Sesc, e em seguida o sexto trecho, na continuidade da Rua Afonso Piazera até a Rua Expedicionário Ewaldo Schwarz, próximo ao mercado Rancho Bom. “É importante a compreensão de todos os munícipes porque é uma obra muito importante, e a hora que a gente entregar o sexto trecho teremos quase sete quilômetros de binário entregue à população”.
O prefeito Jair Franzner também destaca a importância dessa obra para a mobilidade urbana. “É a maior obra em andamento e devido à sua complexidade exige empenho e muito trabalho das equipes envolvidas. Esse binário vai melhorar e muito a fluidez do trânsito em um dos pontos de grande movimentação da cidade”, afirmou.

Fotos: Eduardo Montecino/PMJS

Foto: Divulgação/PMJS