A Educação de Jovens e Adultos (EJA) está com matrículas abertas na rede municipal de Joinville para alunos a partir de 15 anos de idade, em qualquer nível de aprendizagem e que ainda não completaram o Ensino Fundamental. São aproximadamente 570 vagas disponíveis, com início das aulas marcado para 1º de agosto.
As matrículas devem ser realizadas até 25 de agosto, presencialmente, nas escolas onde funcionam a EJA: Adolpho Bartsch (Pirabeiraba), Prefeito Joaquim Félix Moreira (Paranaguamirim), Professora Laura Andrade (Jardim Iririú), Professora Rosa Maria Berezoski Demarchi (Jardim Paraíso) e Valentim João da Rocha (Vila Nova), além da Escola Municipal de Jovens e Adultos (Itaum).
- Receba as notícias do OCP no seu WhatsApp: Grupo de Joinville
Os alunos devem reunir os documentos, como carteira de identidade, CPF, declaração de vacinas e histórico escolar, e apresentá-los na secretaria da unidade escolar. A lista completa está disponível no site da Prefeitura (bit.ly/matriculaEJAjoinville). Para quem não tiver o histórico das séries iniciais, poderá realizar o teste de nivelamento.
A EJA é dividida em duas modalidades: primeiro segmento (1º a 5º ano), em que o aluno avança à medida em que evolui no aprendizado, por meio de testes de nivelamento; e segundo segmento (6º a 9º ano), no qual o estudante faz um ano regular por semestre, podendo concluir toda a etapa em dois anos.
Em geral, as aulas ocorrem de segunda a sexta-feira, das 18h30 às 22h. Porém, a EM de Jovens e Adultos, no bairro Itaum, também oferece curso no período da manhã. Em quatro dias da semana os alunos têm aula na escola, com base nas áreas do conhecimento, enquanto no outro dia acontece a qualificação profissional, em parceria com o Senai.
São ofertados os cursos de assistente de controle de qualidade, controlador e programador de produção, assistente administrativo e inspetor de qualidade.