Mais de 5 mil pessoas prestigiam segundo desfile da Schützenfest

Fotos: Prefeitura de Jaraguá do Sul/Divulgação

Por: OCP News Joinville

19/11/2023 - 18:11 - Atualizada em: 19/11/2023 - 18:32

O segundo desfile da 33ª Schützenfest, na manhã deste domingo (19), começou em tom de solidariedade. O prefeito de Jaraguá do Sul, Jair Franzner, abriu o desfile anunciando que a Prefeitura fará uma campanha de arrecadação de donativos para as pessoas afetadas, novamente, pelas cheias na região do Vale do Itajaí.

“Nós somos abençoados por Deus. Semana passada sol radiante e muito calor, hoje céu nublado mas sem chuva. Quero aqui lembrar que os nossos amigos do Vale estão há 60 dias com enchentes, casas e comércios alagados. A partir de amanhã, nossa prefeitura com supermercados, faremos uma coleta de mantimentos de primeira necessidade, principalmente produtos para a limpeza, para enviarmos na quinta-feira ao pessoal do Alto Vale”, destacou.

Ele aproveitou para agradecer aos mais de 25.300 visitantes que a 33ª Schützenfest recebeu durante o dia de sábado (18), batendo todos os recordes de público que já se tem notícia da Festa dos Atiradores. Além disso, foram disparados mais de 14.500 tiros, outro recorde para um único dia. Jair Franzner comentou sobre o espaço do novo Estande Tiro Esportivo.

“Quase que nós erramos. O pessoal estava com medo de levar o tiro lá pra trás, porque o povo que vinha pra festa não ia saber que tinha o tiro lá”, contou, acrescentando que a comunidade precisava conhecer aquele espaço. “Não justificava fazer o estande de tiro e não utilizar. Foi um sucesso e, para o ano que vem, vamos ampliar ainda mais o número de baias para atirar, diminuindo as filas”, antecipou.

Desta vez, o calor não foi intenso quanto no domingo passado (12), quando a temperatura passou dos 35ºC durante o período do desfile. Com temperatura mais agradável, o público lotou as laterais da Rua Walter Marquardt, desde o Posto Mime Matriz até a entrada do Parque Municipal de Eventos Ademar Frederico Duwe, onde aconteceu o encerramento do desfile.

Nove sociedades de atiradores ligadas à Associação dos Clubes e Sociedades de Tiro do Vale do Itapocu (ACSTIV), se apresentaram, levando suas majestades do tiro e da beleza, seus pelotões de sócios e atiradores, um pouco da história e da cultura de cada localidade.

Também marcaram presença os grupos folclóricos locais e alguns convidados, como o Grupo Alpen Bach de Pomerode, que acompanhou a Sociedade Esportiva e Recreativa Guarany, além de outros. As majestades da Fecarroz de Massaranduba também vieram prestigiar a Schützenfest.

Várias bandinhas deram ao desfile o tom das marchas de buscas de Reis e Rainhas, tradição que acontece durante os eventos destas entidades. As sociedades também apresentaram seus homenageados, geralmente, casais ou grupos de pessoas que se empenham para manter vivas as tradições germânicas.

As Majestades do Tiro da 33ª Schützenfest, Rei Christian Roberto Vota e a Rainha Inaurea Reinke Schmidt, e a Rainha e o Rei do Tiro Juvenil, Kamila Maria Nimet e Ricardo Henrique Forlin, respectivamente, desfilaram juntos.

Não faltaram no desfile as Rainhas e Princesas das Sociedades de Atiradores, tanto adultas quanto mirins, trajadas com seus vestidos típicos e esbanjando simpatia e alegria.

Os destaques foram as integrantes da nova realeza da festa; a Rainha Júlia Mohr Ewald (Sociedade Rio da Luz II – Salão Centenário), a primeira Princesa Júlia Emmendörfer Regis (Sociedade Amizade), e a segunda Princesa Camila Maas (Sociedade Aliança)

Maíny Steinert, atual Rainha, Fernanda Lopes Devenzzi, primeira Princesa, e Ângela Horongoso, segunda Princesa, fizeram seu último desfile como realezas, já que passaram esta função para as novas ocupantes destas funções, escolhidas na última sexta-feira (16). Elas estavam acompanhadas do Wilfred, mascote da Schützenfest.

E por falar em majestades, compareceram o Fritz e a Frida Schützenfest da Terceira Idade, Getúlio e Vandelita Bonatti, eleitos na última quinta-feira (16), durante a Tarde dos Idosos. Além deles, a Rainha e o Rei dos Atiradores do Centro de Convivência Arnoldo Leonardo Schmitt, Tereza Elisabeta Schmidt e Ademir Mathias, respectivamente.

O Rotary Club de Jaraguá do Sul Vale do Itapocu, formado somente por mulheres, também participou do desfile, antecedendo as cervejarias Königs Bier, Karsten e Cherokee.

Alegoria oficial dos desfiles da Oktoberfest de Blumenau, o Rollmopswagen levou para o desfile um resgate desta iguaria da gastronomia alemã, que era tradicionalmente encontrada nos bares e botecos, feito de sardinha e cebola em conserva. O carro se transformou num boteco ambulante para reviver a tradição com muita diversão e alegria.

A comissão organizadora do desfile e os integrantes da Comissão Central Organizadora da 33ª Schützenfest fecharam o desfile, junto com a nova realeza, e à medida que passavam, convidavam os visitantes para integrarem o grande pelotão à caminho do Parque de Eventos, onde a festa continuou, com todas as suas atrações. O desfile terminou perto das 12h.