Mais de 45 mil crianças entre 6 e 14 anos de SC estão fora do ensino fundamental

Foto: Fábio Junkes / OCP News

Por: OCP News Florianópolis

17/04/2024 - 08:04 - Atualizada em: 17/04/2024 - 08:53

Mais de 100 mil estudantes catarinenses estão fora da escola na educação básica. Esse é um dos desafios para a educação de Santa Catarina e foi tema da fala da presidente da Comissão de Educação e Cultura da Alesc, a deputada Luciane Carminatti (PT), durante a Reunião Ordinária Pública do Conselho Nacional de Educação, que está sendo realizada nesta semana em Florianópolis.

Os dados fazem parte do 4º relatório de Monitoramento e Avaliação do Plano Estadual de Educação de Santa Catarina. Nele, são apontados que 45 mil crianças de 6 a 14 anos estavam fora da escola em Santa Catarina em 2021. O número passa de 100 mil quando incluídos adolescentes de 15 e 17 anos que não estão cursando o ensino médio.

A situação não melhora na educação infantil. O ensino foi universalizado em Santa Catarina para crianças de 0 a 3 anos, mas não foi atingida a cobertura de 100% para a faixa de 4 a 5 anos, justamente quando a matrícula é obrigatória.

“Temos muitos desafios para a Educação catarinense e que precisam ser resolvidos com urgência. O Governo do Estado precisa dar uma resposta para a sociedade. Não podemos permitir que milhares de crianças e adolescentes fiquem fora da escola, sem o ensino básico e obrigatório”, destaca a deputada.

Santa Catarina é um dos últimos estados em números de professores efetivos. Na rede estadual, são apenas 35,7% dos educadores, o sexto pior índice entre as 27 unidades da federação. Nas redes municipais, são 55,7% dos profissionais, o sétimo pior resultado. Em ambos os casos, está mais de 20 pontos percentuais abaixo da média nacional.

O Conselho Nacional de Educação está reunido em Florianópolis abordando temas de interesse da educação em Santa Catarina e em todo o Brasil. Fazem parte o secretário Estadual de Educação, Aristides Cimadon, e a presidente da Acafe, Luciane Ceretta.