A Prefeitura de Florianópolis divulgou nesta quarta-feira, 15 de outubro, durante o lançamento da Operação Verão, no Floripa Airport, os serviços, atrações e calendário de eventos preparados para a temporada de 2025/2026 na Capital. Com duração oficial entre 15 de novembro e 15 de maio, o período tem importância consolidada para a economia do município e a expectativa é de superar os resultados do último ano.
“Trabalhamos com uma projeção de cerca de 3 milhões de turistas procurando Florianópolis neste verão. A cidade está cada vez mais atrativa, preparada, pronta para oferecer serviços de qualidade em todas as frentes. Nosso trabalho, em parceria com as demais instituições, é manter o patamar lá em cima. Segurança, bom atendimento aos visitantes, atenção à mobilidade e infraestrutura, zelo pelo meio ambiente e uma cidade viva, com os espaços públicos cuidados pelas nossas equipes, estão entre as prioridades. Um esforço para que todos se sintam em casa e possam explorar o que Florianópolis tem de melhor, aos diferentes perfis de público”, explica o prefeito de Florianópolis, Topazio Neto.
Destino procurado o ano todo, Florianópolis vê sua população mais do que dobrar na temporada. Entre aqueles que escolhem viajar de avião, o grande destaque é o mercado internacional, que deve representar 38% do total de passageiros do modal entre dezembro de 2025 e março de 2026 no Floripa Airport, com expectativa de 819 mil viajantes estrangeiros.
Com 12 rotas internacionais, voos diretos conectam Florianópolis a países da América do Sul, Caribe e Europa. São novidades as conexões com as cidades de Salta e Tucumán, na Argentina, além de Lima, capital do Peru, que passa a ter conexão direta fixa. No cenário nacional estarão em operação outras 9 rotas, conectando capitais e cidades polos como Chapecó e Campinas.
Réveillon 2025
Para comemorar a chegada de 2026, a programação será marcada por um grande espetáculo de luzes e terá como temática “100 anos de Luz”, em comemoração ao aniversário de um século da Ponte Hercílio Luz, elemento sempre presente na festa de Réveillon.
A tradicional queima de fogos será a protagonista da festa, desta vez ampliada ao longo da baía que divide a parte continental e insular da Capital. Serão 9 balsas, sendo 6 na Beira-Mar Norte, 2 na Beira-mar Continental e 1 outra na Baía Sul, ampliando a área de visualização. O show pirotécnico deve durar até 15 minutos, com 7 minutos de espetáculo na Ponte, duração superior à do ano passado.
Os fogos escolhidos são conhecidos como fogos de “vista”, caracterizados por sua beleza cênica e baixo impacto sonoro, tendo apenas ruído secundário, em conformidade com a legislação municipal. Além disso, para proporcionar uma melhor experiência às pessoas com sensibilidade auditiva, serão distribuídos abafadores acústicos no dia do evento. O equipamento será de posse do usuário, para que possa desfrutar satisfatoriamente de todo o espetáculo, sem precisar ser devolvido ao final do evento.
A programação musical contará com a apresentação de artistas locais e shows nacionais, em dois palcos: um na Beira-Mar Norte, com o grupo Raça Negra; e outro na Beira-Mar Continental, com atração principal confirmada nos próximos dias.