Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Mais de 1,1 mil atendimentos foram prestados pela Defesa Civil de Jaraguá do Sul em 2017

Por: OCP News Jaraguá do Sul

24/12/2017 - 12:12 - Atualizada em: 27/12/2017 - 07:14

Ao fazer uma avaliação das atividades de 2017, o Diretor de Defesa Civil de Jaraguá do Sul, Hideraldo Colle, disse que foi muito positivo o ano, principalmente em relação às atividades relacionadas à prevenção e conscientização. Ao resumir as ações, destaca que as quatro limpezas de rios (Jaraguá e Itapocu), mostraram que a população está mais consciente e jogando menos lixo. “Mesmo assim, ainda recolhemos cerca de 15 toneladas de materiais, sendo a grande maioria troncos e galhos de árvores arrastadas pelas enxurradas e que pararam nos pilares das pontes”, enfatizou.

Em 2017, a Diretoria Municipal de Defesa Civil prestou 1.112 atendimentos, número considerado 42% superior ao registrado em 2016. Foram 106 vistorias em áreas de risco de escorregamento; 18 ocorrências de alagamentos; 11 desabamentos de muros; 13 incêndios em indústrias, comércios e residências; 122 avaliações de edificações, 15 em pontes e 59 em muros; 51 quedas de árvores e outras 340 avaliações de riscos iminentes de quedas, além de outros.

Um dos pontos destacados por ele foi a elaboração do Plano de Contingência para situações de desastres em formato de cartilha. A publicação será distribuída para as policias Civil, Militar, Bombeiros e demais entidades parceiras do Município em momentos de crise como Grupo Gerar, Jeep Club Jaraguá, Clube de Canoagem Kentucky além dos próprios secretários municipais envolvidos nessa dinâmica.

Clique e assine o Jornal O Correio do Povo!

As quatro operações de limpeza de rios foram feitas durante o ano, em parceria com o Clube de Canoagem Kentucky e Secretaria de Obras e Serviços Públicos. “Só na primeira vez, em março, recolhemos aproximadamente nove toneladas de entulhos, troncos, galhos, pneus, metais entre outros materiais que estavam no leito e nos pilares das pontes”, lembrou. “Mas, depois, o volume baixou consideravelmente”.

Durante o ano, foram várias denúncias recebidas para verificação de depósito de entulhos e terrenos baldios, o que é considerado um fato preocupante, segundo o diretor. “Foram muitas denúncias no 199, nos três últimos meses. Isso comprova também que a população está de olho e denunciando”, disse ele.

Outra conquista importante, na avaliação de Colle, foi a parceria com a Defesa Civil Estadual para a instalação dos kit de transposição de obstáculos (pontes de concreto pré-moldado). Ele citou o kit que está sendo instalado no Ribeirão Manso, onde ocorriam problemas de alagamentos e cuja estrutura anterior de madeira deixava a comunidade isolada em períodos de cheia. “Encaminhamos no total oito projetos deste tipo e esperamos conseguir em 2018”, concluiu. “Para o ano que vem, teremos R$ 1 milhão para investir em duas obras importantes de prevenção às cheias, nos fundos do Clube Beira Rio e na ponte da Rua Coronel Procópio Gomes de Oliveira”, mencionou.

Para finalizar, cita a criação do aplicativo para celulares no qual seu usuário pode monitorar, em tempo real, a elevação ou diminuição dos níveis dos três principais rios do município: Itapocu, Jaraguá e Itapocuzinho. O aplicativo batizado de AlertaJá foi desenvolvido por servidor público.

Hideraldo Colle reforça que no período de recesso e férias, a Defesa Civil manterá plantão através do telefone 199.

*Com informações da Prefeitura de Jaraguá do Sul

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

OCP News Jaraguá do Sul

Publicação da Rede OCP de Comunicação