Maior parte dos homens europeus prefere fazer xixi sentado, aponta estudo

Foto: Imagem ilustrativa/Pixabay

Por: Elisângela Pezzutti

12/06/2023 - 14:06 - Atualizada em: 12/06/2023 - 14:11

No Brasil e em outros países da América Latina pode parecer estranho um homem urinar sentado. Mas, uma pesquisa publicada pelo instituto de pesquisas britânico YouGov, apontou que os homens europeus preferem fazer xixi sentados.

A pesquisa teve como ponto de partida um texto do jornalista Sam Wollaston, publicado no tabloide “The Guardian”, em que ele critica a falta de informações confiáveis no banco de dados públicos do YouGov com relação aos hábitos masculinos no banheiro.

Uma pesquisa realizada pelo instituto entre os meses de abril e maio deste ano, em 13 países da Europa, mostrou que a prática é mais comum do que se pensa.

Na Alemanha, aproximadamente 62% dos entrevistados revelaram que preferem sentar para fazer xixi. Entre esse grupo, 49% têm mais de 55 anos e 28% estão na faixa entre 18 e 34 anos.

No Reino Unido, a proporção é inversamente proporcional em relação à faixa etária: 40% dos que preferem urinar sentados são jovens, contra 23% de homens mais velhos.

Na Suécia, 50% preferem fazer xixi sentados; na Austrália, 39% e na Itália, 34% .

Benefícios para a saúde masculina

Mesmo parecendo estranho para alguns, está comprovado que sentar na hora de urinar é benéfico para a saúde masculina. A conclusão é dos pesquisadores do Centro Médico da Universidade de Leiden, que explicaram como a prática ajuda a esvaziar a bexiga mais rapidamente e de forma mais completa, reduzindo também a chance de problemas no trato urinário em homens com a próstata aumentada.

*Com informações do CNN

Notícias no celular

Whatsapp