Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Maestro Astronauta retorna ao Femusc neste sábado (18)

Foto: PMJS/Divulgação

Por: Luana Maia

17/01/2025 - 16:01 - Atualizada em: 17/01/2025 - 16:43

Neste sábado (18), às 10h30, o Concerto para Família está de volta ao Festival Internacional de Música de Santa Catarina, desta vez com o tema “O Retorno da O.S.N.I.” (Orquestra Sinfônica Não-Identificada). O maestro Norberto Garcia interpreta um astronauta que viaja no tempo e no espaço com a orquestra, encontrando pelo caminho personagens históricos como Beethoven. As duas partes do concerto acontecem no Grande Teatro da Scar, com transmissão ao vivo para crianças de todo o Brasil pelo canal do Femusc, no YouTube.

Após um ano sem Concerto para Família, a O.S.N.I. retorna com uma história nova, em que o protagonista não se interessa pela música clássica. “Quem vai ajudar? Beethoven! Ele vai trazer a música que compôs no passado para o presente e o futuro”, conta o maestro argentino Norberto Garcia.
A argentina Karina Barrionuevo, produtora do Concerto para Família, completa: “Muitas vezes as crianças não assistem concertos porque a música pode ser pesada. A ideia é misturar essa música de compositoras muito importantes, como Johann Sebastian Bach, junto com a atuação da história muita engraçada da orquestra, que faz turnês pelos planetas”.

Foto: PMJS/Divulgação

A plateia acompanha os encontros de grandes compositores, trapalhadas e grandes lições de vida ao longo do espetáculo. O programa aproxima as crianças de um repertório variado, destacando obras icônicas da música clássica. “As obras têm que ser interessantes e desafiadoras para os alunos tocarem; ao mesmo tempo, têm que ser leves e divertidas para as crianças na plateia”, afirma Karina Barrionuevo, produtora do Concerto para Família.

Para inserir as crianças no universo erudito, a produção conta com diferentes técnicas, como a encenação e recursos visuais. Um fragmento da intensa 6ª Sinfonia de Tchaikovsky será equilibrada com a exibição simultânea de um vídeo, regulando o emocional infantil. O repertório conta ainda com uma composição dramática de Johann Sebastian Bach e uma marcha vibrante do russo Dmitri Shostakovich, sempre acompanhando a aventura no espaço sideral.

Confira a programação do Femusc 2025

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Luana Maia

Acadêmica de jornalismo e estagiária do OCP News