Uma moradora de Jaraguá do Sul procurou a reportagem do OCP para denunciar um caso ocorrido no dia 27 de agosto em um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) da cidade. Segundo relato da mãe, sua filha de 4 anos, teve parte do cabelo cortado durante o período em que estava na creche.
A mãe conta que, ao buscar a criança, percebeu que mais de um palmo do cabelo da filha havia sido cortado. “Na hora que vi me desesperei e comecei a chorar”, relatou. Ela retornou imediatamente à unidade e mostrou a situação à direção, que afirmou não saber quem teria realizado o corte.
Em casa, após conversar com a filha, a criança contou que uma servidora teria chamado para “ver o cabelinho” e, em seguida, cortado os fios. O episódio teria sido presenciado por outra colega de turma.
Diante da situação, a mãe procurou o Conselho Tutelar e também a Delegacia de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso, onde registrou um Boletim de Ocorrência por lesão corporal contra duas profissionais da creche. O caso foi encaminhado ainda à Prefeitura de Jaraguá do Sul, que instaurou sindicância administrativa. O processo deve levar mais de 30 dias para ser concluído.
Posição da Secretaria de Educação
Em nota, a Secretaria Municipal de Educação informou que tomou conhecimento do caso e imediatamente iniciou a apuração dos fatos. A servidora envolvida foi chamada para prestar esclarecimentos e uma sindicância administrativa foi aberta, seguindo os trâmites legais.
Segundo a pasta, a profissional foi afastada preventivamente da sala de aula, assim que a situação chegou ao conhecimento da Secretaria.
A nota também destaca que as tesouras escolares utilizadas pelos alunos possuem características próprias para o uso infantil, são de material plástico, sem ponta e manuseadas apenas sob supervisão docente. Reforça ainda que não existem objetos cortantes disponíveis nas salas de aula e que os materiais de uso exclusivo do professor não ficam ao alcance das crianças.
A sindicância irá apurar em que circunstâncias a tesoura de uso docente foi utilizada e com qual finalidade. A Secretaria reiterou seu compromisso com a segurança, a integridade física dos alunos e a transparência no diálogo com as famílias.