Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Luto: Morre Werner Voigt

Por: OCP News Jaraguá do Sul

01/06/2016 - 13:06 - Atualizada em: 27/12/2016 - 11:24

Morreu na tarde desta quarta-feira (1), aos 85 anos, Werner Voigt, um dos fundadores da WEG. Segundo familiares, o empresário teve diversas complicações de saúde e esteve internado em estado crítico desde o último sábado (28) no Hospital São José.

Voigt era o único dos três fundadores da empresa vivo. Geraldo Werninghaus morreu vítima de um acidente de trânsito em 1999. Eggon João da Silva faleceu há cerca de oito meses, no dia 13 de setembro do ano passado, de causas naturais. Cerca de dois dias depois do sepultamento, Voigt deu entrada no hospital após um AVC de gravidade média, mas se recuperou bem.

Em entrevista ao jornal O Correio do Povo há dois anos, quando foi homenageado com a Comenda do Legislativo Catarinense – uma das maiores honrarias do Estado pela contribuição dada ao desenvolvimento da sociedade catarinense – o empresário experiente falou sobre os ingredientes que o levaram ao sucesso profissional. . “Trabalhe muito. Procure fazer o melhor possível e não queira cobrar caro demais. Não encareça. Melhore o trabalho e reduza os custos”, aconselhou então.

Biografia de Werner Voigt

Nascido no dia 8 de setembro de 1930, descendente de imigrantes alemães vindos da região de Düsseldorf, Werner Ricardo Voigt sempre teve a eletricidade como uma preocupação contínua na cabeça. Desde menino, Werner sempre soube que fios, dínamos, geradores e bobinas fariam parte de sua vida. Aos seis anos já demonstrava toda a sua inclinação para os assuntos da eletricidade, produzindo maquetes completas de serrarias.

Na mesma época de infância, Werner também foi despertado para os prazeres da leitura através do avô, construtor e professor, que recebia inúmeros livros e revistas técnicas da Alemanha. Outro mestre que exerceu forte influência em sua formação foi Purnhagen, eletricista e músico que o orientou profissionalmente a partir dos 14 anos de idade, tanto na área técnica quanto na artística, vindo Werner a se tornar um exímio clarinetista.

Adolescente, foi morar em Joinville, onde estudava no SENAI e trabalhava na oficina de Werner Strohmeyer. Aos 18 anos foi convocado para servir ao Exército em Curitiba/PR. Após o serviço militar, conseguiu ser um dos dois soldados selecionados para frequentar a Escola Técnica Federal, onde se especializou em radiotelegrafia e eletrônica.

No retorno a Joinville, passa a trabalhar na Empresul, concessionária de energia elétrica, onde permanece por dois. Aos 23 anos de idade, atua na oficina de “Kanning & Weber”. Em setembro de 1953, contudo, Werner inicia seu próprio negócio, instalando pequena oficina no centro de Jaraguá do Sul.

A oficina evoluiu, sempre prestando serviços gerais, desde equipamentos domésticos, até em residências e fazendas, no interior do município. Além

disto, Werner era o assistente quase exclusivo para a manutenção de cerca de duas dezenas de veículos motorizados que então circulavam em Jaraguá e região.

Montava rádios e radiolas, fabricava e instalava geradores, realizava bobinagens, orientava a instalação de rodas d’água, enfim, a oficina de Werner atendia a praticamente todas as necessidades na área. E os serviços apareciam sempre em maior quantidade, tanto que foi contratando novos auxiliares. Em 1961, a oficina contava com oito colaboradores.

A WEG

O caminho de sucesso empresarial de Werner Ricardo Voigt, Eggon João da Silva e Geraldo Werninghaus começou em16 de setembro de 1961, quando os três fundaram a Eletromotores Jaraguá. Anos mais tarde, a empresa criada por um eletricista, um administrador e um mecânico viria a ganhar uma nova razão social, a Eletromotores WEG SA. O nome é a feliz junção das iniciais dos três fundadores.

A trajetória da empresa ao longo destes anos é marcada pelo êxito. Uma das maiores fabricantes de equipamentos elétricos do mundo, a WEG atua nas áreas de comando e proteção, variação de velocidade, automação de processos industriais, geração e distribuição de energia e tintas e vernizes industriais.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

OCP News Jaraguá do Sul

Publicação da Rede OCP de Comunicação