Lugares antigos do centro de Jaraguá do Sul que deixam saudades até hoje

Foto: Arquivo Pessoal

Por: Maria Luiza Venturelli

26/02/2020 - 16:02 - Atualizada em: 28/05/2024 - 13:53

Quem morou a vida toda em Jaraguá do Sul nunca deixa de lembrar bons momentos vividos na região, em lugares que antes eram muito frequentados e hoje não existem mais. O centro da cidade era ponto de encontro! Veja alguns estabelecimentos:

Supermercado e Shopping Breithaupt

Foto: Divulgação

O Supermercado Breithaupt é um grande sinônimo de nostalgia para muitos jaraguaenses. Inaugurado em 1986, tinha uma famosa lanchonete, localizada na entrada do estabelecimento. Com um grande balcão e banquetas redondas em linha, o local foi criado para atender os viajantes da estação.

O prédio que abrigava o supermercado foi demolido em 1998 e no terreno foi construído o Shopping Breithaupt, inaugurado em 1999 e até hoje considerado um grande símbolo jaraguaense. Após a ampliação do prédio, o empreendimento passou a ser chamado de Jaraguá do Sul Park Shopping.

Notre Dame

Foto: acervo Marcelo Luís

Por 17 anos, a Notre animou a vida noturna de Jaraguá do Sul. O lugar era destino garantido dos jovens que não dispensavam uma boa festa no fim de semana. O palco do clube localizado no memorável prédio da rua Emílio Carlos Jourdan recebeu nomes como O Rappa, Paralamas do Sucesso, Engenheiros do Hawaii, Charlie Brown Jr, Biquini Cavadão, Cidade Negra e Capital Inicial.

A Notre também produziu shows que ficaram marcados na história, como a vinda dos Mamonas Assassinas em 1995, que foi realizada no Estádio João Marcatto para dar conta do público.

Sorvetão

Foto: Arquivo Pessoal

A sorveteria mais queridinha de Jaraguá do Sul nos anos 90! Muitas pessoas lembram com água na boca das delícias degustadas neste lugar, além do ambiente charmoso e aconchegante. Os sorvetes eram a especialidade, mas o cardápio de sucos não deixava a desejar, com 30 combinações diferentes e fresquinhas, como mamolanja, moraxi e laranxi.

No bufê de sorvetes tinham os tradicionais creme, morango e chocolate, que saíam mais, além de sabores como marta rocha, chocolate branco, cereja, maracujá e uva feito com a fruta natural. Mas o cardápio do Sorvetão ia além, com uma série de taças especiais de sorvete, como banana split, sundae e colegial. Todas eram servidas na hora, com enfeites, cobertura, cereja e tubetes.

Também vendiam torta de sorvete, panetone recheado com sorvete, sanduíche de sorvete e sorvete frito, além de uma enorme vitrine de salgados, com um beirute lembrado até hoje pelos consumidores.

Notícias no celular

Whatsapp

Maria Luiza Venturelli

Jornalista apaixonada por contar histórias inspiradoras, formada pela Faculdade Ielusc