Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Linhas de ônibus executivos em Florianópolis passam por alterações

Foto: Divulgação/PMF

Por: Ewaldo Willerding Neto

02/10/2025 - 10:10 - Atualizada em: 02/10/2025 - 10:59

A partir da próxima segunda-feira (06), serão extintas as linhas executivas curtas do sistema de transporte público da Capital, em virtude da demanda muito aquém do volume adequado para o pleno funcionamento e manutenção da oferta do serviço. Em alguns dos trajetos, os ônibus que têm capacidade para até 42 pessoas circulam, em média, com apenas 2 passageiros por viagem.

A diminuição da demanda foi intensificada nos últimos anos, de acordo com os registros do histórico de uso do serviço. Em 2019, a somatória anual nestas linhas chegou a 532 mil passageiros, representados pelos giros de catraca. Cinco anos depois, em 2024, esse número caiu para apenas 200 mil giros, uma redução de 62% na busca pela modalidade.

Mesmo com a mudança, nenhum usuário ficará desassistido, uma vez que as regiões são atendidas por um leque de horários nas linhas convencionais. Haverá ampliação, inclusive, do quadro de horários nos trajetos existentes. A modalidade convencional já conta hoje com uma ampla variedade de partidas nos pontos de interesse, atingindo uma cobertura superior às linhas executivas curtas.

“Os usuários continuarão sendo atendidos e tendo acesso ao transporte. Todos os locais já possuem linhas convencionais conhecidas, sendo necessário um movimento de adaptação ao serviço disponível, que também é de qualidade e de uso cotidiano por grande parte da população de Florianópolis”, pontua o secretário de infraestrutura e manutenção da cidade, Rafael Hahne.

As mudanças vão incidir sobre as linhas 1113 – Executivo Parque São Jorge, 1115 – Córrego Grande via Gama D’Eça, 1117 – Executivo João Paulo, 4131 – Executivo Aeroporto e 6220 – Executivo Abraão, que deixarão de ser disponibilizadas.

“Avaliamos cuidadosamente o comportamento do sistema para definir onde é preciso reforço, onde operar melhorias, mas também para entender pontos em que é necessária uma alternativa, em que não funciona mais como um dia já funcionou. Este é um dos casos, de rever a dinâmica oferecida”, complementa Hahne.

Confira as mudanças

1113 – Executivo Parque São Jorge – extinta, contava com 10 horários

Usuários serão atendidos pelas linhas:

  • 131 – Titri-Ticen via Gama D’Eça – Conta com 19 horários ao longo do dia
  • 165 – Itacorubi – Conta com 20 horários
  • 184 – Udesc via Beira Mar – Conta com 80 horários
  • 845 – Tilag -Titri via Córrego Grande – Conta com 7 horários
  • 173 – Morro do Quilombo – Conta com 20 horários

1117 – Executivo João Paulo – extinta, contava com 9 horários

Usuários serão atendidos pelas linhas:

  • 131 – Titri-Ticen via Gama D’Eça – Conta com 19 horários ao longo do dia
  • 174 – Saco Grande via João Paulo – Conta com 26 horários
  • 170 – Caminho da Cruz via João Paulo – Conta com 14 horários
  • 1115 – Córrego Grande via Gama D’Eça – extinta, contava com 12 horários

Usuários serão atendidos pelas linhas:

  • 164 – Córrego Grande via Poção – Conta com 37 horários ao longo do dia
  • 131 – Titri-Ticen via Gama D’Eça – Conta com 19 horários
  • 4131 – Executivo Aeroporto – extinta, contava com 16 horários

Usuários serão atendidos pela linha:

  • 431 – Ticen – Aeroporto – Conta com 26 horários ao longo do dia
  • 6220 – Executivo Abraão – extinta, contava com 6 horários

Usuários serão atendidos pelas linhas:

  • 631 – Capoeiras – Conta com 58 horários ao longo do dia
  • 665 – Abraão – Conta com 78 horários
  • 664 – Itaguaçu – Conta com 23 horários
  • 605 – Circular Estreito – Abraão – Conta com 9 horários

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Ewaldo Willerding Neto

Jornalista formado pela UFSC com 30 anos de atuação.