Língua Brasileira de Sinais é pauta de audiência pública na Câmara de Criciúma

Por: OCP News Criciúma

02/08/2022 - 22:08 - Atualizada em: 02/08/2022 - 22:54

Nesta quarta-feira (3), a pedido do vereador Obadias Benones (Avante), o plenário da Câmara Municipal de Criciúma vai ser palco de mais uma Audiência Pública. Desta vez, o debate vai trazer a inclusão do Dia Criciumense da Língua Brasileira de Sinais no calendário oficial do Município para a pauta, a partir das 19h.

“Estamos trabalhando para amparar a comunidade surda criciumense. E temos certeza que a audiência vai reafirmar o quanto é importante avançarmos na criação e na manutenção de políticas públicas a favor dela”, destaca o vereador proponente.

Obadias ainda lembra que já existe, por exemplo, uma lei municipal que dispõe sobre a obrigatoriedade de intérpretes em postos de saúde.

“Mas precisamos garantir que ela seja aplicada”, defende o parlamentar, acrescentando que este, sim, é o papel do poder legislativo.

Presença

Alguns nomes já estão confirmados para o debate: o secretário de Educação, Miri Dagostin; a coordenadora da Educação Especial, Úrsula Silveira Borges Domingos; a presidente da Associação dos Surdos, Bianca Nogueira; a diretora da Escola Maria de Lourdes Carneiro, Daniela Rosso Miranda Santos; a professora bilíngue e de Libras Ana Paula Tomaz Cardoso; a Intérprete de Libras, Ana Marques; o presidente da Assembleia de Deus, Pastor Roberto Ohlweler; a líder do ministério com surdos Sinal de Amor da Assembleia, Susana Nunes; a coordenadora do Setor de Apoio Multifuncional de Aprendizagem da Unesc, Zélia Medeiros Silva, e do setor Satc Digital, Patrícia Paz.