Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Limpeza e obras nos cemitérios de Jaraguá do Sul devem ser concluídas até sábado (1º)

Foto: divulgação/PMJS

Por: Elisângela Pezzutti

29/10/2025 - 15:10

A Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Diretoria de Administração e Patrimônio Público, reforça a orientação de que, até o dia 1º de novembro, é o período para a limpeza geral e recolhimento de restos de materiais de construção utilizados na manutenção e reparos dos túmulos e jazigos.

Já o Feriado de Finados (2) será reservado única e exclusivamente para as homenagens e eventuais sepultamentos. Portanto, nesta semana as pessoas devem agilizar o trabalho de limpeza geral retirando restos de construção e outros materiais, deixando os corredores e passagens limpos e sem nenhuma obstrução. Até a véspera desta data será permitida a lavação manual e o uso de baldes para transporte de água.

Já a partir de segunda-feira (3) os serviços de construção e reforma poderão ser retomados.

A orientação é para que as pessoas fiquem atentas e sigam os prazos divulgados nas última semanas pela Prefeitura, tomando as devidas precauções durante os serviços, para evitar transtornos nas celebrações de Finados.

Licença para obras – Para a realização de qualquer serviço de construção, manutenção ou reforma em túmulos ou jazigos, é obrigatório o requerimento de licença, junto à Central Municipal de Serviços Funerários e de Cemitérios, localizada a Rua Reinoldo Rau, 550 – Centro. Telefone (47) 3409-0299.

Horários

Os cemitérios municipais podem ser visitados diariamente das 7h às 18h. Excepcionalmente nos dias que antecedem o Dia de Finados, o horário será estendido até as 20h. A orientação é para que menores de idade não permaneçam nos cemitérios desacompanhados de um adulto responsável.

Informações adicionais

Visando o combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, febre de chikungunya, febre amarela e zika, é proibido:

– Vasos ou recipientes de vidro;

– Vasos ou velários (estruturas para acender velas) que mantenham água acumulada;

– Arranjos, vasos e recipientes envoltos com embalagem decorativa (recobertos por celofane, por exemplo);

– Colocação de vasos com água no interior dos jazigos.

Após o feriado, serão feitos mutirões para eliminar os materiais que acumulem água, em reforço às vistorias semanais para prevenir a proliferação do mosquito causador da dengue. Coroas e vasos de flores naturais são removidos tão logo comecem a murchar. Lembrando que os ovos do Aedes Aegypti podem sobreviver por até 450 dias em local seco e eclodir em cerca de 30 minutos de submersão, chegando a fase adulta após 7 a 10 dias.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Elisângela Pezzutti

Graduada em Comunicação Social pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Atua na área jornalística há mais de 25 anos, com experiência em reportagem, assessoria de imprensa e edição de textos.