A Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Diretoria de Administração e Patrimônio Público, reforça a orientação de que, até o dia 1º de novembro, é o período para a limpeza geral e recolhimento de restos de materiais de construção utilizados na manutenção e reparos dos túmulos e jazigos.
Já o Feriado de Finados (2) será reservado única e exclusivamente para as homenagens e eventuais sepultamentos. Portanto, nesta semana as pessoas devem agilizar o trabalho de limpeza geral retirando restos de construção e outros materiais, deixando os corredores e passagens limpos e sem nenhuma obstrução. Até a véspera desta data será permitida a lavação manual e o uso de baldes para transporte de água.
Já a partir de segunda-feira (3) os serviços de construção e reforma poderão ser retomados.
A orientação é para que as pessoas fiquem atentas e sigam os prazos divulgados nas última semanas pela Prefeitura, tomando as devidas precauções durante os serviços, para evitar transtornos nas celebrações de Finados.
Licença para obras – Para a realização de qualquer serviço de construção, manutenção ou reforma em túmulos ou jazigos, é obrigatório o requerimento de licença, junto à Central Municipal de Serviços Funerários e de Cemitérios, localizada a Rua Reinoldo Rau, 550 – Centro. Telefone (47) 3409-0299.
Horários
Os cemitérios municipais podem ser visitados diariamente das 7h às 18h. Excepcionalmente nos dias que antecedem o Dia de Finados, o horário será estendido até as 20h. A orientação é para que menores de idade não permaneçam nos cemitérios desacompanhados de um adulto responsável.
Informações adicionais
Visando o combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, febre de chikungunya, febre amarela e zika, é proibido:
– Vasos ou recipientes de vidro;
– Vasos ou velários (estruturas para acender velas) que mantenham água acumulada;
– Arranjos, vasos e recipientes envoltos com embalagem decorativa (recobertos por celofane, por exemplo);
– Colocação de vasos com água no interior dos jazigos.
Após o feriado, serão feitos mutirões para eliminar os materiais que acumulem água, em reforço às vistorias semanais para prevenir a proliferação do mosquito causador da dengue. Coroas e vasos de flores naturais são removidos tão logo comecem a murchar. Lembrando que os ovos do Aedes Aegypti podem sobreviver por até 450 dias em local seco e eclodir em cerca de 30 minutos de submersão, chegando a fase adulta após 7 a 10 dias.