Limpeza dos postes de Jaraguá do Sul ganha destaque nacional

Por: Isabelle Stringari Ribeiro

30/08/2023 - 16:08

No último semestre, aproximadamente quatro toneladas de cabos de comunicação foram retiradas das pontes de Jaraguá do Sul, como resultado de mutirões coordenados na cidade. Essa iniciativa é fruto de um acordo de cooperação entre a Celesc, o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), a Prefeitura e oito empresas de telecomunicações.

Esta parceria de higienização de postes e um sistema inteligente que agiliza a notificação de operadoras foram cases de destaque durante o Fórum Nacional do Compartilhamento de Infraestrutura das Distribuidoras de Energia, que ocorreu recentemente em Campinas, São Paulo.

Foto: Divulgação PMJS

Os projetos foram detalhados por membros da equipe da Celesc. Os mutirões de higienização das redes acontecem semanalmente, unindo esforços das empresas de telecomunicações e da Celesc para remover cabos não utilizados e para elevar cabos que se encontram em posições inadequadas. Samuel Coutinho (DPTC/DVIC), fiscal de compartilhamento, informou que somente por meio dessa ação, já foi possível percorrer cerca de 30 km de redes em todo o município.

“O trabalho em Jaraguá do Sul tem surtido excelentes resultados para a cidade e para a imagem da Celesc, além, é claro, de contribuir com a redução de riscos e ocorrências originadas a partir de eventos nas redes de telecomunicações”, comenta o gerente da Agência Regional de Jaraguá do Sul (ARJSL), Danilson Agnaldo Mendes Wolff.