Limpeza do Rio Urussanga ganha mais um capítulo

Trechos do Rio Urussanga passarão por limpeza nos próximos meses - Foto: Nilton Alves/TNSul

Por: OCP News Criciúma

29/04/2024 - 16:04 - Atualizada em: 29/04/2024 - 16:33

A limpeza do Rio Urussanga, uma novela antiga, parece ganhar novos capítulos. Em audiência realizada em Florianópolis, nesta semana, Casa Civil e Defesa Civil estadual, sinalizaram aos municípios compreendidos na Bacia do Rio Urussanga, um aporte de recursos para realizar a limpeza do rio.

“O projeto de desassoreamento há anos vem tramitando em busca de apoio, principalmente no Governo Federal, por ser bastante caro, mas muito necessário. Como essa proposta ainda não se concretizou nós, enquanto coordenadoria regional, as defesas civis dos municípios da Bacia do Urussanga, passamos, então, a agir num plano B para mitigar situações do risco hidrológico das inundações, alagamentos e enxurradas”, explicou coordenador regional Defesa Civil, Rosinei da Silveira.

Eduardo Guollo, vice-prefeito de Morro da Fumaça, que participou da reunião na Capital catarinense, revelou que alguns estudos foram feitos, inclusive no final de 2023 ocorreu uma outra conversa com a Defesa Civil do estado e agora os recursos foram sinalizados. “O Estado sinalizou com o aporte de recurso para realizar a limpeza do rio que vai começar da foz e vai subindo o rio retirando galhos e desobstruindo a passagem d’água. É claro que isso aí vai acontecer nos próximos meses, ainda tem toda a questão burocrática para realizar. Enfim, mas é uma forma paliativa que vai minimizar um pouco a questão das cheias aqui na nossa região. Eu falo especialmente aqui para Morro da Fumaça, porque sempre que chove todo mundo fica aflito, pois nós sabemos que o nível do rio sobe e alguns bairros do município acabam sofrendo com os alagamentos, famílias ficam desabrigadas, e empresas que param suas atividades por causa disso”.

Guollo ainda destaca que essa limpeza, mesmo que de forma paliativa, vai ajudar nesse momento. E é claro que depois também vamos tentar buscar a questão do projeto de desassoreamento que é mais complexo, com um valor mais alto, e que depende de vários agentes. “O principal agora é a questão da limpeza, vai ser feita nos próximos meses, como eu falei, uma medida paliativa, mas de grande importância para nós, que sofremos muito com as cheias”, avaliou, acrescentando que a limpeza vai começar na foz, limite entre os municípios de Jaguaruna e Balneário Rincão, depois passando por Içara, Morro da Fumaça. “Lembrando que esse serviço terá um plano de trabalho elaborado e será acompanhado pelo pessoal do Defesa Civil”.

* Informações do Portal TNBSul

Notícias no celular

Whatsapp