A Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Secretaria de Planejamento e Urbanismo, lançou na última semana o Edital de Concorrência Eletrônica nº 16/2026 para a revitalização do Centro Histórico. O projeto, desenvolvido pela equipe técnica do Município, contempla uma área de 9.521,42 m² e tem prazo estimado de 10 meses de obras.
De acordo com a arquiteta Franciela Alvina Leitempergher, a proposta prevê a substituição total do piso por lajotas de concreto vibro-prensado, garantindo unidade visual e integração com o Calçadão da Marechal e a Praça Ângelo Piazera. O projeto contempla ainda a renovação do mobiliário urbano, criação de novos espaços de convivência e interação, ampliação das áreas permeáveis e da vegetação e a renovação e ampliação do espaço infantil.
“Após o restauro da Antiga Ferroviária — atual Centro Cultural e Museu da Paz — e a reforma do Mercado Público, chegou o momento de qualificar o espaço que conecta esses equipamentos”, completou.
Segundo o secretário de Planejamento e Urbanismo, Anselmo Luiz Jorge Ramos, mais do que reorganizar fluxos, a proposta valoriza o caminhar, o encontro, a permanência e a vida urbana na região central.
“O projeto parte de um princípio simples e transformador: o espaço urbano precisa equilibrar circulação e convivência. A proposta unifica a linguagem do centro — materiais, mobiliário, desenho dos espaços e paisagismo — criando uma identidade contínua e reconhecível. Isso reforça o valor simbólico do coração da cidade, valoriza o patrimônio urbano e torna o centro mais atrativo, legível e acolhedor para moradores, comerciantes e visitantes.”