Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Laís Mazzucco apresenta “Ensaio Sobre o Delírio” em Florianópolis

Foto: Laís Mazzucco

Por: Ewaldo Willerding Neto

09/06/2025 - 11:06 - Atualizada em: 09/06/2025 - 11:11

Experiências pessoais, relacionadas a ser mulher, a loucura e a histeria, são algumas das inspirações da artista Laís Mazzucco para a exposição “Ensaio Sobre o Delírio”, que será aberta na sexta-feira (13), no Espaço Oficinas do Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis. A entrada é gratuita e a abertura começa às 19h.

A artista, que fará a primeira individual no CIC, conta que o projeto começou a ser pensado em 2023 e que no decorrer da produção das imagens pode incorporar, através da fotoperformance, a figura da mulher louca em cenários desconcertantes. E isso se revelou um mecanismo de sanidade.

“Incorporamos muitas vezes essa imagem do que é ‘ser mulher’, muito do que a Judith Butler fala sobre performance de gênero, que tudo é construção social. Nisso eu queria expressar a forma como a nossa figura é mitológica, que não existe esse padrão, por mais que nos esforcemos, a humanidade escapa em algum momento”, compartilha Laís.

A curadora da mostra, Lucila Horn, destaca que no processo da artista a loucura é tratada como um desvio, que surge como um sintoma das pressões contínuas e da exigência de aniquilação constante da subjetividade. E tudo isso poderá ser visto nas 12 fotografias que integram a mostra.

Lucila explica ainda que no processo criativo Laís constrói invenções delirantes, e considera, a partir da psicanálise, que o delírio pode ser uma possibilidade de restabelecimento e/ou cura, ou ainda, uma forma de manter-se viva e criativa em meio a uma sociedade perturbadora.

“Ensaio Sobre o Delírio” é um convite a uma jornada visual que explora as fronteiras entre a razão e a loucura. As fotografias são um mergulho nas nuances do delírio humano, a partir de experiências e emoções vividas no processo performático da artista, onde o caos e a beleza coexistem”, completa a curadora.

A exposição, que conta ainda com co-curadoria de Antonio Pfützenreuter dos Reis e apoio do Núcleo de Estudos em Fotografia e Arte – NEFA e da Coleção Pfützenreuter dos Reis, poderá ser visitada até 13 de julho. A visitação no Espaço Oficinas, que fica no Centro Integrado de Cultura (CIC), na Av. Gov. Irineu Bornhausen, 5600, bairro Agronômica, em Florianópolis, poderá ser feita de terça-feira a domingo, das 10h às 21h.

Sobre a artista

Foto: Divulgação

Laís Mazzucco é uma jovem artista com interesse na fotografia, autorrepresentação e foto e vídeo performances. Desde 2022 participa de diversas exposições coletivas em cidades como Florianópolis, Balneário Camboriú e Chapecó. Integra desde 2023 o Núcleo de Estudos em Fotografia e Arte – NEFA e atualmente cursa Letras Vernáculas na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Serviço

Abertura exposição “Ensaio Sobre o Delírio”, de Laís Mazzucco

  • Data: 13 de junho – sexta-feira, às 19h
  • Local: Espaço oficinas no Centro Integrado de Cultura (CIC) (Av. Gov. Irineu Bornhausen, 5600 – Agronômica – Florianópolis/SC)
  • Visitação: até 13 de julho de 2025, de terça-feira a domingo, das 10h às 21h

 

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Ewaldo Willerding Neto

Jornalista formado pela UFSC com 30 anos de atuação.