Na manhã desta quinta-feira (31), Taiwan foi atingida pelo supertufão Kong-rey, uma das tempestades mais poderosas em anos. Com ventos que alcançam quase 260 km/h, de acordo com o Centro Conjunto de Alerta de Tufões dos EUA, o Kong-rey superou a intensidade do tufão Gaemi, que atingiu a ilha em julho. A tempestade entrou pela costa leste, uma área montanhosa e menos populosa, resultando na evacuação de milhares de residentes.
As autoridades meteorológicas de Taiwan alertaram sobre os riscos de ventos fortes nas proximidades do centro da tempestade, prevendo um impacto severo em todo o território. Historicamente, o tufão mais tardio de categoria 2 ou superior a atingir Taiwan foi o Krosa, em 6 de outubro de 2007. Em contraste, o Kong-rey, de categoria 4, chegou em 31 de outubro, desafiando as normas.
Com a tempestade se aproximando, escolas e empresas foram fechadas, e as ruas de Taipei ficaram praticamente vazias, enquanto chuvas torrenciais e ventos fortes assolavam a capital. A Agência Nacional de Bombeiros relatou pelo menos 27 feridos devido a deslizamentos de terra e quedas de árvores. O Kong-rey se desloca a 28 km/h em direção aos condados de Hualien e Taitung, com ondas que podem atingir até 10 metros na costa.
Após tocar a terra, espera-se que a tempestade perca força ao atravessar a ilha e sair pelo Estreito de Taiwan durante a noite, de acordo com as previsões meteorológicas. P