Kenia Clube é tema da 1ª edição do projeto Cadernos do Patrimônio

Fotos: Divulgação

Por: OCP News Joinville

01/09/2023 - 16:09 - Atualizada em: 01/09/2023 - 16:13

A Secretaria de Cultura e Turismo (Secult) de Joinville realizou na quinta-feira (31), o lançamento do projeto Cadernos do Patrimônio. A publicação, que nasceu com o objetivo de difundir a educação patrimonial, teve como tema desta primeira edição a Sociedade Kenia Clube.

O evento ocorreu no Kenia e reuniu representantes dos poderes Executivo e Legislativo, além da comunidade e diretoria da associação.

Durante o encontro, que marcou também o fim da programação do Agosto do Patrimônio, houve a entrega simbólica de um exemplar impresso da obra das mãos do secretário responsável pela Secult, Guilherme Gassenferth, para o presidente do Kênia Clube, Edson Sestrem.

De acordo com o representante da associação, o livro é um ganho para toda a comunidade. “Esse momento é importante porque mostra que o poder público está definitivamente olhando para a Sociedade Kenia Clube”, ressaltou.

Para Gassenferth, a publicação simboliza um esforço da gestão em parceria com o Kênia para registrar e difundir a diversidade cultural do município.

“Joinville tem uma comunidade negra potente e com uma história de décadas, essa obra, que poeticamente aqui chamo ‘livro monumento’, representa um marco e é mais uma passo para colocar definitivamente o Kenia como representante das nossas tradições”, afirmou o secretário.

Em agosto de 2022, a Sociedade Kenia Clube foi reconhecida como Patrimônio Imaterial de Joinville na categoria Lugares de Memória, outorgado pela Prefeitura de Joinville. O clube foi o primeiro a receber o título no município. O Cadernos do Patrimônio retrata também, além desse feito, toda a trajetória da entidade, que nasceu em 1960.

A publicação está disponível de forma online e pode ser acessada no site da Prefeitura (https://bit.ly/cadernosdopatrimonio).