Justiça Federal manda demolir imóveis em praia da Grande Florianópolis

Praia da Caeira do Norte, em Governador Celso Ramos — Foto: Andrea Arzua/Escuna Sambaqui/Divulgação

Por: Pedro Leal

09/12/2023 - 13:12 - Atualizada em: 09/12/2023 - 13:52

A Justiça Federal condenou um morador, uma empresa e o município de Governador Celso Ramos, na Grande Florianópolis, a demolir edificações construídas em uma Área de Preservação Permanente (APP) em frente à praia Caieira do Norte.

As informações são do Portal G1.

A defesa do morador e da empresa, VTV Participações e Empreendimentos LTDA, disse que vai recorrer.

Já a Assessoria Jurídica da Prefeitura de Governador Celso Ramos declarou em nota que vai aguardar o prazo que será dado para o cumprimento da sentença e vai pedir esclarecimentos sobre o estabelecimento do acesso à praia (leia as íntegras abaixo).

A sentença é da 6ª Vara Federal de Florianópolis e foi dada em 29 de novembro. A divulgação ocorreu nesta semana, por parte do Ministério Público Federal em Santa Catarina (MPF), órgão que entrou com a ação civil pública que resultou no processo.

O MPF argumentou que a empresa e o morador, que ocupa um imóvel no local, são responsáveis por edificações construídas sobre APPs localizadas no distrito da Caieira do Norte e que fecham o acesso à praia, que é bem de uso comum, de acordo com o Plano Nacional de Gerenciamento Costeiro.

O Ministério Público acrescentou ainda que a construção do imóvel, composto por uma casa, muros, canalização de curso d’água, estacionamento, açude e campo de futebol, tirou parte da vegetação nativa da Mata Atlântica e introduziu vegetação exótica.

 

Notícias no celular

Whatsapp

Pedro Leal

Analista de mercado e mestre em jornalismo (universidades de Swansea, País de Gales, e Aarhus, Dinamarca).