Junta Militar de Joinville realiza juramento à bandeira de forma online; entenda

Foto: Prefeitura de Joinville/Divulgação

Por: OCP News Joinville

18/07/2023 - 19:07 - Atualizada em: 18/07/2023 - 19:48

A Junta Militar de Joinville realizou, de forma pioneira no país, o juramento à bandeira de forma online. Os atos foram autorizados pelo Posto de Recrutamento e Mobilização do Exército (PRM), sediado no 23° Batalhão de Infantaria de Blumenau, órgão ao qual a Junta de Joinville é subordinada.

“Esses são casos específicos, exceções, porque se tratam de jovens que moram fora do Brasil e precisavam de renovação de passaporte. Lembramos que, para os residentes em Joinville, o juramento continua sendo presencial, na sede da Junta Militar”, explica a coordenadora da Junta Militar de Joinville, Zaira Passig.

 

 

Um dos casos foi o de Breno Silva, jogador de basquete e estudante da Incarnate Word University, em San Antonio, Texas, Estados Unidos. Ele saiu do Brasil aos 13 anos de idade, morou quatro anos na Espanha, dois no México e agora está em terras norte-americanas.

“Gostaria muito de agradecer por me ajudarem a ter feito meu juramento à bandeira online. Como estou estudando fora, não poderia estar presente na Junta Militar de Joinville, cidade de onde sou. Fazer o juramento online me ajudou muito no futuro da minha carreira porque vou voltar para o Brasil só em maio do ano que vem”, disse Breno Silva.

Outro caso foi o Jhon Kernaz Ocean, haitiano naturalizado brasileiro. Ele fez o alistamento em Joinville e foi dispensado do Serviço Militar.

Como foi morar na Irlanda, a Junta Militar de Joinville também possibilitou o juramento à bandeira online. Por lei, o juramento à bandeira é obrigatório para quem está dispensado do Serviço Militar, de acordo com o Artigo 217 do Decreto 57.654 de 1966.

O PRM é órgão do Serviço Militar que tem a atribuição de coordenar, apoiar e fiscalizar os trabalhos das Juntas Militares, e dos processos ligados à documentação militar, como processos de dispensa e emissão de certificados de reservista.

A Junta Militar de Joinville fica na rua Paraíba, 769, piso superior da estação Rodoviária Harold Nielson, no Anita Garibaldi. O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h. O telefone é 3422-6041.

A Junta Militar é ligada à Secretaria de Proteção Civil e Segurança Pública (Seprot) e é responsável pela execução do Serviço Militar no âmbito do Município.